Mário Gatti oficializa intercâmbio educacional com hospital suíço

11/12/2002

Departamento de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" confirma realização de Congresso no início de abril de 2003

A diretoria do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" acaba de oficializar um intercâmbio educacional com o Departamento de Neurocirurgia do Hospital Regional de Lugano, na Suíça.

De acordo com essa parceria, durante seis meses, dois médicos residentes do HMMG por ano permanecerão em Lugano para aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos em neurologia neurocirurgia.

O neurocirurgião Demétrius Kasab P. Abrahão, coordenador do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia do HMMG, que já visitou o hospital suiço, conta que um dos objetivos desse intercãmbio é trazer o modelo de prestação de serviço e qualidade de atendimento de Lugano para o Mário Gatti.

Abrahão ressalta que essa iniciativa é mais um passo no sentido de oferecer ao paciente SUS "um Hospital com a mais alta capacidade de atendimento no setor de neurologia e neurocirurgia".

"Para isso – completa o médico - precisamos investir em equipamentos cirúrgicos, reforçar nossa capacidade técnica e, sobretudo, aperfeiçoar e humanizar o atendimento, medidas essas que já estamos adotando".

Congresso

O coordenador do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia do HMMG confirmou para o período entre os dias 3 e 6 de abril de 2003, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a realização do Primeiro Congresso de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Mário Gatti.

Segundo Abrahão, o evento contará com a presença dos mais renomados profissionais da área em âmbito nacional.

Também está confirmada a presença do médido e professor, Rezio Ranella, chefe do Departamento de Neurologia do Hospital Regional de Lugano, da Suiça. O evento terá como madrinha a prefeita de Campinas, Izalene Tiene. O presidente de honra da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Dr. Marcos Masini terá participação no Congresso como convidado especial.

Na ocasião, ainda, serão prestadas homenagens a médicos e funcionários que tiveram atuação de destaque para a melhoria do atendimento no Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti".

No entender do médico Demétrius Kasab P. Abrahão, esse Congresso vai marcar a inauguração da nova estruturação do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia do Mário Gatti.

Ele adianta que essa estruturação começa com a implantação do projeto de reengenharia no Departamento. "Além disso, poderemos contar com equipamentos novos na área de diagnóstico em neurologia, como a eletroneuromiografia e a eletroencefalografia".