Prefeitura inaugura novas instalações do Centro de Saúde São Marcos

11/12/2002

Ampliação do serviço está prevista no Orçamento Participativo e
consumiu cerca R$ 100 mil de recursos do SUS (Sistema Único de Saúde)

A Prefeitura de Campinas está melhorando ainda mais a assistência à saúde dos cidadãos que utilizam o Centro de Saúde São Marcos, na região Norte de Campinas. Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, a Secretaria de Saúde, por meio do Paidéia – Saúde da Família, inaugura as novas instalações do serviço. A cerimônia de inauguração acontece às 9h, com presença do Secretário de Saúde, Gastão Wagner de Sousa Campos, no próprio CS, que fica na avenida Maria Luiza Pompeo de Camargo, 199.

Com a nova estrutura, o CS São Marcos passou a contar com um número maior de salas, inclusive com uma sala para reuniões e para os grupos terapêuticos. Além disso, os espaços foram readequados e houve alteração na recepção, o que favorece ainda mais o trabalho de humanização do serviço. A ampliação melhorou as condições de trabalho dos 78 profissionais do CS, o que aumenta a capacidade do serviço de desenvolver ações de saúde e, conseqüentemente, melhora o atendimento à população.

O Centro de Saúde São Marcos já conta com 4 equipes do Paidéia, que são constituídas por médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Cada equipe trabalha na prevenção de doenças e dá orientações para gestantes, crianças e idosos. As pessoas são atendidas no Centro de Saúde e os casos mais sérios, como os de pessoas acamadas, recebem assistência também em casa. Até o final de 2003, o CS São Marcos terá mais 1 equipe do Paidéia.

Atualmente, o serviço desenvolve várias atividades com a comunidade. Dentre elas constam atividades com crianças com desnutrição e com portadores de diabetes e hipertensão. Também há ações educativas relacionadas ao câncer de colo de útero e de mama, às DST/AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e à hanseníase e à tuberculose.

Os recém-nascidos da região de abrangência do CS recebem visitas dos profissionais de saúde e os pais são orientados com relação aos cuidados com o bebê, à amamentação e aos cuidados com a anticoncepção nesta fase. Pacientes com tuberculose recebem tratamento em casa, quando necessário. Atualmente, as visitas domiciliares com médicos já somam 120 ao mês. Também há visitas com agentes de saúde, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

O CS São Marcos é referência para uma população estimada em 26 mil pessoas dos bairros Vila Esperança, São Marcos, Jardim Campineiro, Recanto da Fortuna, San Martin e Parque Cidade.