Trabalho integrado da Prefeitura melhora qualidade de restaurantes

12/12/2002

A ação integrada da Secretaria de Saúde com o Procon (Coordenadoria de Proteção do Consumidor), Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) e Duos (Departamento de Uso e Ocupação do Solo) no controle dos restaurantes em Campinas já melhorou a qualidade dos serviços prestados por estes estabelecimentos à população. A operação ocorreu entre julho e agosto deste ano em 196 restaurantes da cidade.

Agora, um novo relatório da Secretaria de Saúde revelou que 90% dos 147 estabelecimentos que apresentaram problemas sanaram totalmente as irregularidades. Nos 10% restantes, elas foram parcialmente resolvidas. Todos os estabelecimentos estão sendo monitorados pela Vigilância Sanitária.

Os próprios comerciantes avaliaram a ação como positiva já que, com as adequações, houve diminuição de sobras de alimentos e conscientização dos funcionários quanto a manipulação, acondicionamento e reaproveitamento corretos. Os proprietários ainda se consideram mais esclarecidos com relação aos riscos de contaminação alimentar.

Na ação, os profissionais verificaram a procedência dos produtos especialmente os de origem animal, por causa do potencial de transmissão de doenças. Também foram inspecionados validade dos produtos, condições de higiene do locais de preparo e do pessoal que manipula os alimentos e armazenagem. Ainda foi verificado o tratamento dado às sobras de comida.

O Procon verificou se os estabelecimentos possuem cardápios em braile e disponibilizam telefone do órgão de proteção ao consumidor, entre outros aspectos. A Sanasa inspecionou qualidade e procedência da água e o Duos olhou o alvará de regularização.

Ocorrências – Dos 196 estabelecimentos vistoriados, 147 apresentaram irregularidades, das quais 128 resultaram em multas e 130 em apreensão. No total, foram inutilizados 6.389, 8 quilos de alimentos.