Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família do Fernanda

13/12/2002

Com o novo serviço, a Secretaria de Saúde amplia a assistência a 2,5 mil famílias da região Sul da cidade

A Prefeitura de Campinas, por meio do Programa Paidéia – Saúde da Família inaugura, oficialmente, às 9h do próximo domingo, 15 de dezembro, a Unidade de Saúde da Família do Fernanda, na Região Sul da cidade. A comemoração vai contar com a presença da Prefeita Izalene Tiene e do Secretário de Saúde Gastão Wagner de Sousa Campos.

Com a inauguração, a Prefeitura amplia ainda mais a assistência a saúde a 2,5 mil famílias dos bairros Fernanda, Fernanda 2, Campo Belo, Campo Belo 2, Dom Gilberto e Cocamp. A Unidade funciona como um Centro de Saúde pequeno, com uma equipe do Programa Paidéia - Saúde da Família.

Os profissionais do Paidéia vão de casa em casa para cadastrar as famílias e prestar assistência à saúde dos cidadãos. A equipe do Fernanda é composta por um médico de família, um pediatra, um ginecologista, um dentista, um enfermeiro, cinco auxiliares de enfermagem e sete agentes comunitários de saúde. Os agentes são moradores da própria comunidade.

Os profissionais atuam na promoção à saúde, na prevenção e no atendimento a doentes e, ainda, valorizam a educação em saúde de todas as pessoas da família, com ênfase para gestantes, crianças e idosos.

As pessoas também são atendidas na Unidade de Saúde da Família e alguns casos são encaminhados ao Centro de Saúde São Domingos ou são atendidos no Pronto-Socorro São José, unidades que continuam como referência também para os 10 mil moradores daquela região.

A equipe realiza atendimento médico e de enfermagem e procedimentos como curativo, aplicação de vacinas e outros medicamentos injetáveis e exame de prevenção de câncer de colo de útero.

Alguns casos são atendidos em casa. Além disso, a unidade possui uma farmácia, faz coleta de exames para laboratório e desenvolve atividades com grupos terapêuticos e em creches, escolas, igrejas e ONGs (Organização Não Governamental).

De acordo com André Ricardo Ribas de Freitas, coordenador do CS São Domingos, com a nova unidade, a população destes bairros passa a ter um atendimento mais apropriado. Ele diz que, além de facilitar o acesso aos cidadãos, o serviço melhora a capacidade das equipes de solucionar os problemas de saúde daquela população.

"A proximidade das equipes com a comunidade amplia a capacidade de detectar os principais riscos e, sobretudo, intervir, levando em conta não só a doença mas os riscos sócio-culturais. Além disso, fortalece o vínculo e propicia o desenvolvimento de atividades terapêuticas individuais e em grupo", argumenta.

O Centro de Saúde São Domingos ainda continua como responsável pela esterilização de materiais e pelos exames de eletrocardiogramas. Exames de ultrassom e Raio X continuam a ser feitos pelo CS São José, quando necessário. A equipe de saúde mental do São José também dará apoio à equipe do Fernanda para resolver os casos desta área.

A Unidade do Fernanda fica na rua Sid Guimarães Leme, 456, no Jardim Leme, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h. O telefone é 3265-2600.

Ampliando cuidados

Em um ano e meio de funcionamento, o Programa Paidéia, da Prefeitura de Campinas, já colocou em atividade 120 equipes de Saúde da Família em todas as regiões da cidade. E até o final de 2002, serão 150 equipes atendendo a 150 mil famílias. A meta é implantar 200 até o final de 2004.

Também foram inaugurados os Centros de Saúde União dos Bairros e Carvalho de Moura e doze unidades de saúde da família – Lisa, Rossin, Oziel, Itajaí, Caic Santa Lúcia, Campina Grande, Fernanda, Satélite Iris, Village, Carlos Gomes, Rosália e Jardim Nova América.

Além disso, a Prefeitura colocou em funcionamento o novo Pronto-Socorro São José, as novas dependências do Centros de Saúde São Quirino e São Marcos e o Serviço de Ultrassonografia do Centro de Saúde São José.

Em outubro passado, foram inauguradas as novas instalações no Complexo Ouro-Verde. Agora, além do Pronto-Socorro e do Ambulatório, também estão instalados na área o Laboratório Municipal e o Centro de Imagens.

A Secretaria de Saúde ainda assinou convênio com o Ministério da Saúde que prevê repasse de recursos para construção do Centro de Saúde da Vila União. A previsão é de que as obras estejam concluídas até meados de 2003. Além disso, estão em andamento, entre reformas e construções, 29 obras. Entre elas, as dos Centros de Saúde de Joaquim Egídio, Valença e da Vila 31 de Março. Estão previstas ainda as inauguração do novo Centro de Reabilitação Física.

Todas estas unidades e serviços colocados em ação foram definidos pela população das respectivas regiões durante as discussões do Orçamento Participativo (OP).

A Prefeitura também comprou quatro novas ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e conseguiu a doação de uma outra. Com as novas aquisições, pela primeira vez, Campinas tem o número de ambulâncias preconizado pela Organização Mundial de Saúde.