Exames gratuitos para diagnóstico de HIV e Sífilis agora serão feitos no Centro de Referência em DST/AIDS

16/12/2002

Cidadãos que necessitarem recorrer ao Coas/CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) para colher exames para testes de detecção de HIV e sífilis devem se dirigir a partir desta terça-feira, 17 de dezembro, ao Centro de Referência em DST/AIDS de Campinas, localizado na rua Regente Feijó, 637, ou aos Centros de Saúde. A medida está sendo adotada porque o Coas/CTA está transferindo suas atividades para o Centro de Referência. A mudança deve estar concluída até a segunda quinzena de janeiro.

Até lá, o Coas mantém acolhimento ao público para entrega de resultados de exames e de preservativos no antigo endereço, na rua Padre Vieira, 954, no Centro, onde atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ações extra-muro e atividades de Redução de Danos ocorrem normalmente. Palestras e coletas de exames ficam interrompidas no local.

O Coas/CTA realiza testes gratuitos para diagnóstico de HIV e sífilis. O teste é sigiloso. Se quiser, o paciente pode realizá-lo sem se identificar. Além de diagnósticos, o Coas/CTA faz aconselhamento e orientação para todas as doenças sexualmente transmissíveis e Aids. Casos positivos são encaminhados pelo Coas para os ambulatórios e para outros serviços que acompanham casos, como os que prestam assistência social, por exemplo. O telefone do serviço é 3236 3711.

Em média, o Coas/CTA realiza 350 exames novos por mês. O índice de positividade fica em torno de 7%. A população mais atingida é a que está incluída na faixa etária dos 20 anos aos 39 anos. Qualquer pessoa pode realizar o exame.

Volta ao índice de notícias