Prefeitura inaugura Tear das Artes

16/12/2002

Espaço é um Centro de Convivência e Cooperação destinado à população da Região Sudoeste de Campinas e foi viabilizado por meio da união da comunidade com o poder público

A Prefeitura de Campinas inaugura oficialmente nesta terça-feira, 17 de dezembro, o Centro de Convivência e Cooperação Tear das Artes, na Região Sudoeste da cidade. O espaço está aberto para receber cidadãos de todas as faixas etárias que busquem atividades de lazer e trocas de conhecimento. No local, as pessoas poderão participar de oficinas de música, culinária, dança, pintura, artesanatos em geral, rádio e informática entre outras. O Centro também possui brinquedoteca e biblioteca. Todos os eventos são gratuitos.

A comemoração do novo espaço ocorre durante toda terça-feira, com uma programação que inicia às 8h30 e terá vivências, oficinas, apresentações de teatro, dança, marionete e grupo vocais. Às 17h, será realizada cerimônia oficial de inauguração com a presença da Prefeita Izalene Tiene. O evento ainda terá exposição de quadros do artista Paulo Gonçalves, lançamento do livro do poeta José Cipriano e venda de produtos oriundos das oficinas que já estão em funcionamento no local.

O Centro de Convivência é uma reivindicação antiga da população da região Sudoeste da cidade, estimada em 250 mil pessoas, e pode ser viabilizado nesta Administração por meio de um projeto da Secretaria de Saúde em parceria com as Secretarias de Cultura, Educação e Assistência Social e com a comunidade. Para viabilizara a reforma do espaço que abriga o Tear das Artes, localizado na rua Benedito Roberto Barbosa, 11, na esquina com a avenida Ruy Rodrigues, no Parque Universitário, a Prefeitura contou com o apoio da Associação dos Lojistas do Shopping Iguatemi.

A única condição para participar do Tear das Artes é que a pessoa possa colaborar de alguma forma com as atividades, já que todos os trabalhos são voluntários. O interessado só precisa se dirigir ao local e procurar um dos monitores para se informar sobre os horários disponíveis e sobre como colaborar.

"Todos precisam deixar algo. O importante é que haja troca. Somente desta maneira é possível manter um Centro de Convivência voluntário funcionando. A idéia é também formar cooperativas, para a geração de rendas, e co-responsabilizar a população pelo espaço. Atualmente, já existem reuniões periódicas com a população e os próprios usuários é que escolheram o nome do local", diz Gilvan Gomes, professor de música do Tear das Artes. O telefone do Centro de Convivência é 3266 8006.