DIC 3 promove confraternização com portadores de diabetes e hipertensão

18/12/2002

Atividade atende à reivindicação dos cidadãos da terceira idade que utilizam o serviço. Eles querem mais saúde e muito mais lazer

Grupos de idosos atendidos pelo CS (Centro de Saúde) DIC 3 participam de uma festa de confraternização a partir das 14h desta quarta-feira, 18 de dezembro. A comemoração marca o fim de ano e inclui comidas e bebidas dietéticas. A programação é parte das atividades desenvolvidas pelas equipes do Paidéia – Saúde da Família do CS DIC 3 e ocorre no Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida.

O objetivo é promover a saúde destas pessoas que se juntaram por terem em comum problemas como diabetes e hipertensão. A festa, gratuita, terá presença de um médico generalista e de agentes comunitários de saúde.

O CS DIC 3 fica na região Sudoeste de Campinas e é referência para 48 mil pessoas de 12 bairros. Dentre os vários trabalhos desenvolvidos pelo serviço, constam as atividades direcionadas aos idosos. São vários grupos, como o de caminhada, às quartas-feiras de manhã, quando as pessoas também assistem aulas de ginástica postural. Às segundas e sextas-feiras, se reúnem os grupos de idosos interessados em aprender e praticar artesanato.

Uma vez por mês, os grupos da diversas atividades se reúnem na Sede Social do DIC para palestras e outros tipos de confraternização. Neste mês, a atividade escolhida é a festa de confraternização de fim de ano. Esta é a primeira vez que a atividade inclui uma festa. Recentemente, eles fizeram também, pela primeira vez, passeio a um parque público.

De acordo com a auxiliar de enfermagem Andréa Barbosa Furquim, uma das queixas dos idosos atendidos pelo CS DIC 3 é a carência de atividades de lazer. "As opções são poucas e eles adoram festas, passeios, bate-papo. E é isso que estamos proporcionando", diz. Andréa lembra que o trabalho é uma das diretrizes do Paidéia – Saúde da Família. "Atuamos também no sentido de prevenir doenças e promover a saúde e a autonomia das pessoas", afirma.

A auxiliar de enfermagem lembra o caso de uma paciente hipertensa que nunca conseguia abaixar a pressão. "Encaminhada para o grupo de artesanato, atualmente, esta pessoa tem a doença sob controle, além de ter apresentado melhoras em vários aspectos relativos à saúde", conta.

Volta ao índice de notícias