Prefeitura promove festa para crianças e adolescentes de rua

18/12/2002

Crianças e adolescentes de rua que freqüentam o Craisa (Centro de Referência e Atenção Integral a Saúde do Adolescente), o Afagai (Abrigo para crianças e adolescentes que vivem nas ruas) e a ONG Mano a Mano participaram nesta quarta-feira, 18 de dezembro, de uma festa de final de ano. O palco da festa, que teve início às 14h, foi o Museu da Cidade.

Dentre as atividades, houve apresentação do grupo "Parangolé da Prosa", que reúne contadores de história. Às 15h, os meninos e meninas puderam participar da Oficina de Percussão e Dança. Às 16h, houve confraternização e, às 16h30, a Oficina de Hip Hop, que reúne atividades como grafite, rap e break. Os trabalhos confeccionados pelo público da festa estão expostos na Estação Cultura.

Também houve uma homenagem a um dos adolescentes que freqüentavam o Craisa, chamado Márcio, morto há 1 mês e meio. Márcio, depois de 8 meses freqüentando o Craisa, já estava estruturado para deixar as ruas. Porém, foi morto a pauladas numa cidade vizinha quando procurava a casa dos pais para uma visita. O adolescente foi o responsável por levar outros meninos para o Craisa.

A festa é uma promoção da Prefeitura de Campinas, viabilizada por meio do Criando rede de esperança, programa que reúne as secretarias de Saúde, Educação, Ação Social e Cultura e a Casa Betel, Abrigo Afagai, Apot, Pastoral do Menor e a ONG Mano a Mano. A idéia é promover a recuperação destas crianças e adolescentes possibilitando a sua inclusão na sociedade.

"A confraternização atende a uma demanda que surgiu da solicitação das crianças e de um desejo de todos os parceiros do Criando rede de esperança de celebrar a vida com eles", diz Priscila Chakkour, responsável pela área de infância e da juventude da Secretaria de Saúde. De acordo com ela, a festa é uma das maneiras de criar e estimular nestas crianças o desejo de sair da rua. O Criando rede de esperança é parte do Plano Municipal para a Infância e Juventude.