Prefeitura de Campinas apreende carne em abate clandestino

23/12/2002

A Vigilância Sanitária de Campinas apreendeu, na manhã desta segunda-feira, 23 de dezembro, 300 quilos de carne em um abatedouro clandestino. O produto estava sendo manipulado num local conhecido como abate do Amauri, localizado na estrada velha de Indaiatuba, na região Sul da cidade.

No momento da operação, foram encontradas 30 carcaças de suíno e as pessoas que trabalhavam no local ainda estavam abatendo cabritos e perus. Também foram encontradas carcaças, couro e vísceras de animais e as condições de higiene eram precárias. A equipe da Vigilância Sanitária ainda constatou que havia crianças trabalhando no local.

A ação contou com a parceria do Procon Campinas, do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e da Guarda Municipal. Os profissionais da Secretaria de Saúde chegaram ao local por meio de denúncia anônima. A ocorrência foi registrada da Polícia por crime contra a saúde pública. O estabelecimento recebeu multa de R$ 7.400 e a denúncia também será levada ao Ministério Público.

Esta é a segunda apreensão de carnes de origem clandestina em quatro dias em Campinas. A primeira ocorreu na última quinta-feira, 19, na cozinha de um restaurante onde foram apreendidos 800 kg de produtos de origem animal sem procedência e com rótulo falsificado. O estabelecimento também foi multado em R$ 7.400.