Prefeitura promove ação educativa contra a dengue no Centro

23/12/2002

Cidadãos que passarem pelo Centro de Campinas nestes dias que antecedem o Natal e o Ano Novo serão incentivados a tomar medidas simples para identificar e eliminar os focos do mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti.

A Prefeitura de Campinas, numa parceria com a Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), afixou faixas em toda região Central para chamar a atenção da população e convocá-la a entrar na batalha contra a doença. A idéia é atingir o grande número de pessoas que circula pelo Centro da cidade nesta época do ano.

As faixas trazem frases como "Sabe o que você precisa tomar para acabar com a dengue? Cuidado. Não faça automedicação. Ao início de sintomas procure o Centro de Saúde mais próximo" e "O despertador dos ovinhos da dengue é a água. Não vamos acordá-los. Verifique calhas, ralos, pratinhos, lajes e piscinas" entre outras.

Nas próximas quinta-feira, 26 de dezembro, e sexta-feira, 27 de dezembro, agentes comunitários e outros profissionais de saúde da região Sul da cidade atuam na área do Centro de Saúde Carvalho de Moura. Além de vasculhar cada canto em busca de focos do mosquito, eles vão alertar sobre os perigos da dengue, de casa em casa.

Neste ano, a Secretaria de Saúde registrou em Campinas 1.440 casos de dengue, sendo 1.234 autóctones, 184 importados e 22 que ainda estão em investigação. Deste total, nove casos são da forma hemorrágica da doença. A Secretaria ainda investiga se um caso confirmado nesta semana é de dengue hemorrágica. O paciente é morador de Campinas, caminhoneiro, e foi infectado em Belém do Pará.