Saúde dá assistência a famílias atingidas pelas enchentes no Dic 1

30/12/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas está dando assistência às 100 famílias que tiveram suas casas alagadas em conseqüência das chuvas no final de semana dos dias 21 e 22 de dezembro. Todas são residentes da região Sudoeste da cidade, dos núcleos residenciais 10 de Março, 55, Mafuz e Jardim Ouro Verde, na área de abrangência do Centro de Saúde Dic 1.

As pessoas estão recebendo a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e sendo informadas com relação à leptospirose, doença transmitida por meio da urina do rato. "Aqueles que tiverem febre devem procurar imediatamente o Centro de Saúde", orienta Luiz Hermínio, coordenador do Centro de Saúde Dic 1. As famílias atingidas ganharam hipoclorito e foram orientadas sobre como limpar a casa com o produto. Também foram esclarecidas com relação à água para consumo humano.

O Centro de Saúde Dic 1, em parceria com a comunidade, ainda está arrecadando alimentos não perecíveis, colchões e roupas para as pessoas atingidas. As doações podem ser feitas no próprio Dic 1, que fica na rua 17, 1.400, ou nas igrejas Santo Expedito, Nossa Senhora de Monserrat e Nossa Senhora de Fátima.

A ação da Secretaria de Saúde é parte do Plano Verão 2002/2003 da Prefeitura de Campinas. O Plano, estabelecido pela Defesa Civil, reúne as Secretarias de Assistência Social, Habitação, Obras, Educação, Saúde, Meio Ambiente, além da Guarda Municipal, Sanasa e da Emdec. Nesta segunda, 30, representantes de todos estes segmentos se reúnem para definir a continuidade dos trabalhos. Representantes da Ecocamp e do Conselho Local também estarão presentes.

A Secretaria de Saúde orienta às pessoas que tiverem suas casas atingidas pelas águas da chuva que procurem o Centro de Saúde da sua região para receberem os cuidados e orientações necessários. No caso de toda uma comunidade ser atingida, já existe um fluxo, estabelecido pelo Plano Verão, no qual a Defesa Civil aciona a Vigilância em Saúde que entra em contato com o Distrito de Saúde que, por sua vez, aciona o Centro de Saúde para dar atendimento aos moradores.

Trabalho Preventivo

A ação da Prefeitura para a prevenção às inundações já surte efeitos positivos. O número de pessoas atingidas reduziu significativamente e áreas como Jardins São Marcos e Campineiro não sofreram enchentes. A boa notícia é efeito do serviço de dragagem e de limpeza realizados no segundo semestre deste ano na cidade. As inundações não ocorreram devido à melhora na vazão dos córregos Ribeirão Quilombo, da Lagoa, Ribeirão Proença, Eulina/Boa Vista, Mato dentro, Roseira, da Pirelli e Cuscuzeiro.