Em Campinas, Aids avança entre homens heterossexuais

01/12/2003

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas registrou um avanço dos casos de Aids entre homens heterossexuais, segundo dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica Municipal nesta segunda-feira, 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O balanço mostra que a relação heterossexual é, atualmente, a principal forma de transmissão do HIV, vírus causador da doença, tanto entre homens como entre mulheres.

A conclusão mostra que o perfil da doença na cidade acompanha a tendência da epidemia no Brasil e aponta também para a estabilização com redução na incidência do número de casos o que significa diminuição do número de doentes a cada grupo de 100 mil habitantes.

Em seguida às ocorrências de infecção pela relação heterossexual, estão os casos de pessoas que se contaminaram por compartilhar seringas e agulhas durante o uso de drogas injetáveis. A Vigilância Epidemiológica investiga ainda um caso de contaminação por transfusão sangüínia, referente a uma pessoa que foi submetida a um transplante de órgãos em outro município.

Os números, atualizados até setembro de 2003, mostram que Campinas acumula um total de 3.730 casos de Aids registrados desde o início da epidemia na cidade, em 1982. Deste total, 2.767 são homens e 963 são mulheres. A maior parte dos casos são de pessoas com faixa etária entre 25 e 49 anos. Também há registro de 99 crianças, sendo que a maioria delas contraiu o vírus da mãe durante a gestação ou parto antes que houvesse sido instituído o tratamento preventivo durante o pré-natal.

A proporção de casos entre os sexos está em 1 homem para cada 1 em mulher, o que mostra o crescimento da Aids entre o sexo feminino. Na década de 80 , essa relação chegou a ser de 25 para 1. As mortes ocasionadas pela Aids no município chegam 1.956. De acordo com a coordenação do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, em Campinas, a redução da mortalidade foi superior a média do estado e do País.

As regiões Sul e Leste são as que concentram o maior total de casos, com 23,2% e 21,6% respectivamente. No entanto, em 2002, foram registrados mais casos nas Regiões Sudoeste, Sul e Noroeste sendo que esta última é a que destaca pela maior incidência desde 1996. Com relação à forma de contaminação, o Distrito Norte é o que tem o maior percentual entre usuários de drogas injetáveis e o Distrito Noroeste entre heterossexuais.

Para a coordenadora do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) de Campinas, Maria Cristina Feijó Januzzi Ilário, o desafio da Secretaria de Saúde é diminuir a incidência do HIV em Campinas atingindo a população mais vulnerável e sem esquecer da prevenção da população em geral.

"Com relação aos heterossexuais, é necessário conscientizar a população de que relações estáveis não significam proteção contra a doença", disse Cristina. De acordo com o Programa Nacional de DST/Aids, o uso de preservativos entre casais estáveis vem se mantendo inalterado.

Prefeitura faz mobilização para diagnóstico do HIV

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde de Campinas promove uma mobilização em massa para conscientizar e estimular as pessoas a realizarem o exame de detecção do vírus HIV. O teste é gratuito e pode ser realizado em qualquer Centro de Saúde da Prefeitura ou no CR DST/Aids do município. O exame é indicado para todos os cidadãos que passaram por uma situação de risco, como transar sem camisinha.

A campanha começou no sábado, 29 de novembro, com ações na praça do Largo do Rosário e no espaço da Feira Hippie do Centro de Convivência Cultural. Neste dia, as equipes da Secretaria de Saúde, em parceria com profissionais das Organizações Não Governamentais (ONGs) que trabalham com o tema, informaram cidadãos sobre a doença e desenvolveram ações de incentivo à testagem.

Nesta segunda-feira, 1 de dezembro, o CR DST/Aids do município promove um esquema especial de aconselhamento e testagem com intensificação da coleta de exames a cada 1 hora, das 8h às 16h. Também nesta data, o Centro de Referência lança o Selo de Qualidade para estúdios de piercing e tatuagem. A idéia é estimular estes estabelecimentos a se regularizarem e atuarem conforme as normas da Vigilância Sanitária.

Nos dias 4 e 5 de dezembro, o CR DST/Aids realiza seminário para profissionais das maternidades, universidades e outros parceiros para tratar do tema. O enfoque principal será a mudança no fluxograma para diagnóstico, que a partir de agora está simplificado.

O CR DST/Aids fica na rua Regente Feijó, 637, Centro. O telefone é 19 3236 3711.

2,5 mil têm o vírus e não sabem

A coordenação do Programa Municipal de DST/Aids estima que 2,5 mil cidadãos campineiros são portadores do vírus HIV e não sabem. Por isso, o incentivo à testagem do HIV é a mensagem principal da campanha de 2003 no Brasil para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e, em Campinas, pela primeira vez nesta segunda-feira, 1 de dezembro, será realizado um mutirão para realização de testes.

O objetivo é aumentar em 1,5 vezes o número de pessoas que realizam exames de HIV por mês no município que, hoje, fica em torno de 2 mil e, principalmente, atingir os portadores que desconhecem seu diagnóstico.
Segundo a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilário, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, quanto mais pessoas fizerem os exames maior a chance de evitar novas infecções. "O diagnóstico precoce do HIV promove qualidade de vida aos portadores e favorece a redução da transmissão do vírus já que isso não é possível quando se desconhece o próprio diagnóstico", disse Cristina Ilário.

Em Campinas, a Prefeitura garante a todos os portadores do vírus HIV o acesso gratuito ao tratamento e aos medicamentos para Aids, de acordo com diretriz do Ministério da Saúde. Em países como Bolívia e Equador, o acesso aos medicamentos não ultrapassa a casa dos 10%. O Brasil oferece suporte técnico e político para outros que outros países possam ampliar o atendimento aos portadores do HIV e tem destacado técnicos do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids de Campinas para fornecer esta assessoria.

Programação da Prefeitura para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Slogan: "FIQUE SABENDO"

29 de novembro: Orientação e distribuição de material educativo referente às DSTs/AIDS

LOCAL: Feira de Artesanato do Centro de Convivência

HORÁRIO : 9h às 15h

1 de dezembro: Atividades de estímulo a testagem para diagnóstico do HIV, oferta de aconselhamento e coleta de exames de detecção para HIV/SÍFILIS

Local: Centro de Referência DSTs/AIDS

Rua Regente Feijó, 637

Tel: 3236-3711

Horários: 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h

1 de dezembro: Fórum de ONGs na Luta Contra a AIDS

Stands com apresentação dos trabalhos das entidades que compõem o Fórum de ONGs/AIDS que trabalham com prevenção e assistência

Local: Largo da Catedral

Horário: 13h às 18h

Lançamento do Programa de Distinção pela Qualidade para os Studios de Tatuagem e Piercing

Local: Centro Cultural Evolução

End: Rua Regente Feijó 1087

Tel: 32329959

Das 16h às 17h30: Julgamento dos Trabalhos

Das 17h30 às 18h40: Lançamento do Selo de Qualidade: Apresentação do Logotipo Vencedor do Concurso

Performance : Drink com as Estrelas-Cia Aberta de Teatro

Participantes: Prefeita: Izalene Tiene

Secretária de Saúde: Maria do Carmo Carpintero

Coordenadora do CR-Programa Municipal de DST/AIDS: Maria Cristina F.J. Ilário

Representante das VISAs: Christian Eduardo da Silva

Representantes dos Studios de Piercing e Tatuagem: Filipe Espíndola (Nômade) e Daniel Leite Xandó ( Xandó)

18h40 às 20h: Conversando Sobre Práticas Seguras- CONTAMOS COM SUA PRESENÇA-

Participantes: Representantes das Unidades de Vigilância à Saúde (VISAS), dos diferentes Distritos de Saúde.

19h às 19h40: Performance de Body Art – Studio Nômade

Filipe Espíndola e André Lemgruber

20h às 23h: Festa: Fique Sabendo, com DJ Riva e Daniela

4 e 5 de dezembro: Seminário de Atualização para Diagnóstico, e Notificações de HIV/AIDS, DST e Sífilis Congênita. Dia todo no Hotel Nacional In.

Volta ao índice de notícias