Prefeitura faz mutirão para castrar animais

03/12/2003

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas promove nesta quinta-feira, 4 de dezembro, um mutirão de castração para esterilizar animais de moradores da área de abrangência do Centro de Saúde (CS) Florence, na Região Noroeste da cidade. Esta é a segunda etapa do Programa Bicho Legal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Associação Amigos dos Animais de Campinas (AAAC) e com o Grupo de Apoio aos Animais de Rua (GAAR). Na primeira fase do programa, em meados deste ano, foram castrados 23 animais. Nesta etapa, está prevista a esterilização de 30.

O objetivo do Bicho Legal é promover a educação da população para a posse responsável de animais, além de proporcionar gratuitamente a esterilização de cadelas que pertencem a famílias com pouca possibilidade de arcar com as despesas por uma cirurgia deste tipo.

Os cidadãos contemplados nesta etapa, foram selecionados previamente numa ação desenvolvida pelos agentes comunitários de saúde do CS Florence. O trabalho incluiu atividades de conscientização sobre a importância de não deixar animais soltos nas ruas e sobre a necessidade da castração.

"É importante que as pessoas sejam orientadas sobre os riscos que animais soltos nas ruas podem oferecer para a saúde como acidentes de trânsito, mordeduras e doenças como a raiva animal, leishmaniose e outras zoonoses", diz o médico veterinário Ricardo Alves Conde Rodrigues, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura.

Segundo Ricardo, os próprios cães e gatos podem sofrer acidentes, adoecer e serem submetidos a maus-tratos quando soltos. "Por isso, animais devem ser domiciliados e sair às ruas apenas na companhia do dono e devidamente contidos com coleira e guia. Também é necessário mantê-los devidamente vacinados", afirma.

Antes da cirurgia, os profissionais de saúde da Prefeitura se reúnem com a família que tem a posse do animal para explicar como vai ser o processo e porque é necessário a esterilização. Os proprietários são informados sobre cuidados a serem adotados antes e após a castração. As atividades também incluem avaliação prévia para checar se o animal está saudável e, em caso de doença, encaminhá-lo para tratamento.

De acordo com Ricardo, a equipe do CCZ participa ativamente de todo o processo de implantação e execução do Bicho Legal. Os profissionais realizam o transporte dos animais antes e depois da cirurgia e também promovem o treinamento dos agentes comunitários sobre as questões da posse responsável e da seleção do perfil das pessoas a serem contempladas no programa.

"É importante que a comunidade saiba que o cadastramento é realizado pelos agentes comunitários de saúde e que, portanto, não é possível agendar a cirurgia direto no Centro de Controle de Zoonoses", informa Ricardo.

O Centro de Saúde Florence é referência para 31 mil pessoas de 12 bairros e cinco ocupações da Região Noroeste de Campinas.