Prefeitura inaugura novas dependências do Centro Saúde do Jardim Conceição

11/12/2003

Unidade passa a se chamar, a partir de agora, Centro de Saúde Prefeito Antônio da Costa Santos

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas inaugura nesta sexta-feira, 12 de dezembro, as novas dependências do Centro de Saúde (CS) do Jardim Conceição que, a partir de agora, passa a se chamar CS Prefeito Antônio da Costa Santos. As obras de reforma e ampliação do serviço custaram R$ 62 mil e foram custeadas totalmente pelo município. A cerimônia de inauguração acontece às 8h30, com presença da Prefeita e da Secretária Municipal de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, no próprio CS, que fica na rua dr. Silvino de Godoy, 40, Jardim Conceição.

Segundo a enfermeira Anamaria Porzia Capella, coordenadora do serviço, com a nova estrutura, o Centro de Saúde passou a contar com uma sala de coleta de exames com banheiro e uma sala maior para reuniões. Além disso, os espaços foram readequados para favorecer ainda mais o trabalho de humanização do serviço e, conseqüentemente, melhorar o atendimento à população. "A ampliação melhorou as condições de trabalho dos 64 profissionais do CS, o que aumenta a capacidade do serviço de desenvolver ações de saúde", diz Anamaria.

A enfermeira informa que o CS Prefeito Antônio da Costa Santos já conta com 3 equipes do Paidéia, capacitadas desde 2.000 para atuar na proposta do Programa de Saúde da Família, do Ministério da Saúde. Elas são constituídas por médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Cada equipe trabalha na prevenção de doenças e dá orientações para gestantes, crianças e idosos. As pessoas são atendidas no Centro de Saúde e os casos mais sérios, como os de pessoas acamadas, recebem assistência domiciliar. "Também existe uma proposta de montar uma quarta equipe para ampliar o atendimento", diz a coordenadora.

Atualmente, de acordo com Anamaria, o serviço desenvolve várias atividades em parceria com a comunidade. Dentre elas constam trabalhos com adolescentes e com crianças desnutridas e ações como ginástica chinesa e caminhada com grupos que incluem portadores de diabetes e hipertensão. Também há ações educativas relacionadas ao câncer de colo de útero e de mama, às DST/Aids (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e à hanseníase e à tuberculose entre outras.

Anamaria informa que o serviço possui um Conselho Local de Saúde atuante que reúne-se às terças-feiras da segunda semana de cada mês. As reuniões, que começam às 19h, são abertas à população e ocorrem no próprio Centro de Saúde. "A participação de todos é fundamental para que a população possa participar das tarefas de coordenar, planejar e fiscalizar as ações da saúde pública na unidade e na cidade como um todo. É o jeito Paidéia de fazer saúde", afirma.

O CS Prefeito Antônio da Costa Santos fica na Região Leste de Campinas e é referência para uma população estimada em 30 mil pessoas dos bairros Jardim Conceição, Jardim Boa Esperança, Parque Brasília, Vila Lafayete Álvaro, Jardim Flamboyant, Jardim Guaraçaí, Chácara da Barra, Jardim Planalto, Jardim Líria, Núcleo Residêncial Flamboyant e Vila São João da Vitória.