Prefeitura lança grupo de dança que reúne pessoas que dependem de cadeiras de rodas

15/12/2003

Integrantes são pacientes do Centro de Referência em Reabilitação da Prefeitura

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas lançou na tarde da última sexta-feira, 12 de dezembro, o grupo de dança Liberdade de Expressão que reúne usuários do Centro de Referência (CR) em Reabilitação da Prefeitura que dependem de cadeiras de rodas para se locomover. O lançamento ocorreu durante a festa de confraternização de Natal do Centro de Referência, na rua Atílio Miatto, 210, Vila Santana II, em Sousas.

O grupo, constituído por quatro mulheres, foi formado pela terapeuta ocupacional Cristiane Pacheco e pela fisioterapeuta Fabiane Boaretto. Cristiane conta que a idéia surgiu para atender às diretrizes do Paidéia – Saúde da Família de promover a inserção e a auto-estima e estimular o autocuidado. A partir daí, a fisioterapeuta juntou também seu conhecimento técnico em dança e montou o grupo que já tem mais de 6 meses de ensaio. "É uma felicidade ver o trabalho ganhar o primeiro palco. As pessoas evoluíram muito e eu também aprendi", diz.

Para a coordenadora do CR em Reabilitação, Osmarina Chieranda Ruiz, o trabalho de incluir as pessoas na arte e no esporte também promove a saúde. "A reabilitação inclusiva por meio da arte explora a potencialidade criativa e o talento, promove a auto-estima e permite que as pessoas continuem a se apaixonar pela vida", afirma Osmarina.

Uma das integrantes do grupo é Vera Lúcia da Silva, de 27 anos. Ela ficou impossibilitada de andar devido a um tumor de medula. "A dança me ajudou muito. Foi maravilhoso. Comecei a me sentir viva outra vez. Hoje já saio de casa e me sinto bem em relacionar com as pessoas. A dança me proporcionou um reencontro comigo mesma", diz.

A dança também surgiu como o ‘algo mais’ que faltava para Joyce Aparecida Martins Lino sair do estado de depressão. Ela tem 26 anos e ficou impossibilitada de andar aos 22 em conseqüência de um acidente de carro. "Vi que ainda posso fazer muitas atividades na vida. A dança também é um espaço onde são feitas amizades e onde é possível encontrar pessoas da mesma faixa etária, com expectativas de vida e problemas similares", afirma.

Programa. A confraternização de Natal do Centro de Referência reuniu mais de uma centena de pessoas e contou também com apresentação do tocador de harpa Haddock Odin Hennes, do grupo de capoeira Cordão de Ouro, do Russo Jazz Band, do grupo de dança break do Jardim Conceição e da cantora Vilma Floriano.

O Centro de Referência em Reabilitação da Prefeitura é mantido pela Secretaria de Saúde e presta assistência gratuita a crianças e adultos com deficiência permanente ou temporária.

É referência para aqueles que necessitam de reabilitação em ortopedia, colocação de órteses e próteses, pacientes acometidos por seqüelas em função de derrame cerebral, seqüelas de tumores, lesão medular e crianças que precisam de clínica de fonoaudiologia ou são portadoras de seqüelas neurológicas.

Os usuários podem permanecer na unidade parte do dia ou em período integral. Além da assistência clínica, no local, as pessoas podem desenvolver atividades artesanais, físicas e participar de oficinas. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3258-6011.