Pesquisa aponta que 97% estão satisfeitos com campanha de vacinação contra a raiva

15/12/2003

Estudo foi feito durante a campanha da anti-rábica em outubro e novembro

Denize Assis

Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde divulgada nesta segunda-feira, 15 de dezembro, aponta que 97% das pessoas estão satisfeitas com a estratégia de vacinação contra a raiva animal promovida anualmente pela Prefeitura. A informação consta no estudo realizado nos meses de outubro e novembro durante a Campanha Anti-rábica com 1.728 moradores de Campinas que compareceram aos postos de vacinação.

Durante a pesquisa, inédita na cidade, as pessoas responderam questionários com perguntas referentes à distância que a pessoa teve que percorrer para ter acesso ao posto de vacinação, avaliação sobre a localização do posto e sobre o atendimento da equipe. O cidadão também poderia, se quisesse, fazer sugestões.

O resultado aponta ainda que apenas 6,5% dos cães são castrados e que mais de 71% dos proprietários não têm intenção de esterilizar seus animais. Do total de pouco mais de 20% de pessoas com disponibilidade de castrar seu cão ou gato, apenas 14% teriam condições financeiras de fazê-lo e, destes, 10,7% pagariam entre R$ 10 e R$ 50 no máximo.

Segundo a médica veterinária Jeanete Trigo Nasser, médica veterinária da Prefeitura, o dado revela um desconhecimento muito grande da população sobre os benefícios da castração e que o conceito de posse responsável não é aplicado pelos proprietários. Segundo ela, a constatação fica mais evidente no item que aponta que apesar de 62% levarem seu animal ao veterinário, 11% apenas reconhecem ter um cão semi-domiciliado ou seja que tem acesso livre à rua podendo voltar no momento que quiser.

"Isto mostra que o principal desafio do município é implementar uma política efetiva de controle da população animal na cidade e trabalhar a questão da posse responsável", diz Jeanette. Segundo ela, ainda com base no resultado da pesquisa, a Secretaria de Saúde vai aperfeiçoar as estratégias da campanha de vacinação e também de vigilância e controle da raiva animal.

O estudo foi promovido pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura e os dados foram computados pelo bio-estatístico Eduardo Luiz Moehne, da Faculdade de Medicina Preventiva e Social da Universidade Estadual da Unicamp.

A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou, 105.902 cães contra a raiva animal na Campanha de 2.003. O número de doses aplicadas supera em mais de 8 mil a meta pactuada com o Instituto Pasteur estipulada em 97.703 cães. Também foram vacinados 9.741 gatos.

Incurável. A raiva é uma doença fatal que ataca todos os mamíferos. É transmitida pelo contato de um animal contaminado para outro animal ou para o homem por meio de mordedura, lambedura ou arranhão.

Jeanette explica que cães e gatos são os principais transmissores de raiva para as pessoas. "Por isso, a vacinação destes animais, que deve ser feita todos os anos, é fundamental para evitar que a doença acometa o homem", diz.

Ela informou que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é posto de vacinação permanente. Portanto, aqueles que não levaram seus animais para tomar a dose na campanha em 2003 podem procurar o serviço que a vacina será aplicada gratuitamente. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3245 1219. A vacina não tem contra-indicações e até cadelas e gatas em gestação devem tomar a dose.