Saúde alerta viajantes sobre risco da dengue

18/12/2003

Denize Assis

Com a chegada do período de férias, a Secretaria de Saúde de Campinas quer alertar viajantes para que fiquem atentos aos sintomas da dengue. A orientação é para que as pessoas procurem imediatamente a equipe de saúde do Paidéia ao apresentar febre alta acompanhada de outro sinal como dor de cabeça e no corpo, fraqueza, algum tipo de sangramento ou queda de pressão e dores abdominais. Dos 452 casos de dengue registrados desde janeiro de 2.003 no município, 70 são de pessoas que contraíram o vírus em viagens para fora da cidade.

De acordo com a psicóloga Fernanda Borges, da Saúde Coletiva da Prefeitura, após o período de férias, Carnaval e outras datas festivas, principalmente nos meses de calor e chuva, a Vigilância Epidemiológica registra um aumento no número de casos de dengue na cidade. "O grande fluxo de pessoas que chegam, retornam ou passam pela cidade facilita a transmissão da doença", diz Fernanda. Somente na rodoviária, onde circulam 12 mil pessoas por dia, o movimento aumenta mais de 15% nestas épocas do ano.

A direção da Saúde Coletiva da Prefeitura também reforça a orientação para que todos os serviços de saúde estejam atentos para suspeitar, diagnosticar e acompanhar pessoas com sintomas da dengue. "Enfrentamos o sexto ano consecutivo de epidemia. Muitas pessoas já tiveram a doença e uma segunda dengue pode levar a um quadro hemorrágico. Portanto, população e profissionais de saúde devem estar atentos", diz a médica sanitarista Naoko Silveira, da Secretaria de Saúde. E é importante, segundo Naoko, que a pessoa relate os locais para onde se deslocou nos últimos 30 dias e que tipo de exposição teve.

Moradores. Além do alerta aos viajantes, a Prefeitura também prossegue com ações educativas para conscientizar a população sobre a necessidade de combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue. "Divulgamos práticas de prevenção e combate à doença com orientações para que as pessoas adotem cuidados como, por exemplo, limpar e tampar a caixa d´água porque elas podem ser grandes criadouros", diz Fernanda Borges.