Frota de viaturas do SAMU já está alterada com novo padrão nacional

19/12/2003

O Ministério da Saúde assinou no último dia 29 de  setembro de 2003  a Portaria GM/ MS 1863 publicada em 06 de outubro de 2003 , que Instituiu a Política Nacional de atenção às Urgências  e a  Portaria GM/MS 1864 publicada em 06 de outubro de 2003  que institui o componente Pré- Hospitalar  Móvel , com a implantação  dos SAMU 192.

O SAMU  192 CAMPINAS, reformou toda a frota de viaturas  alterando o logotipo  para o padrão oficial  criado pelo Ministério da Saúde e que será utilizado em todo território nacional.

CAMPINAS é um dos primeiros serviços pré-hospitalares( 1996 )  e que realiza desde sua criação,  uma estrutura  que o Ministério da Saúde deseja implantar , com acesso pelo telefone 192 para urgências, acolhimento com protocolos específicos de atendimento às urgências  , liberação do recurso mais adequado   aos solicitantes e Regulação Médica definindo o serviço mais adequado a necessidade do paciente.

Os projetos em Campinas  foram montados e enviados para apreciação na Bipartite os quais  foram aprovados integralmente, sendo agora encaminhados ao Ministério da Saúde para liberação da verba.

O Ministro da Saúde Exmo. Dr. Humberto Costa,  virá a Campinas em Janeiro de 2004  para a Inauguração Oficial do Sistema de Urgência SAMU 192. A partir daí será autorizado a referida verba de Implantação e  Custeio.

Com a verba destinada para Implantação estaremos realizando uma reforma no SAMU e compra de equipamentos de informática, cadeiras, uniformes, equipamentos médicos, mochilas e outras necessidades.

Serão compradas também, 03 novas  viaturas de Suporte Avançado que virão completas com os equipamentos padronizados pelo Ministério da Saúde e 07 Viaturas de Suporte Básico.  Essas viaturas irão substituir algumas viaturas mais  antigas e desgastadas assim como promover o descentralização das viaturas  em Bases  da Guarda Municipal que estão sendo estudadas pela Coordenação e Secretaria de Saúde, os locais mais  importantes e distantes que poderão oferecer uma melhor resposta ao usuário.

Ao Ministério da Saúde, por intermédio do Fundo Nacional de Saúde, competirá realizar repasses regulares e automáticos de recursos aos respectivos fundos de saúde, para manutenção das equipes efetivamente implantadas, segundo os seguintes parâmetros:

a) por Equipe de Suporte Básico: R$ 12.500,00 por mês;
b) por Equipe de Suporte Avançado: R$ 27.500,00 por mês;
c) por Equipe da Central SAMU-192: R$ 19.000,00 por mês.

O restante dos recursos necessários para o custeio das equipes será coberto pelos Estados e Municípios.

A Secretaria Municipal de Saúde antes mesmo desta solicitação, já havia comprado mais 04 viaturas com verba da OP que já estão integrando a Frota atual  de Viaturas com 14 Viaturas de Suporte Básico e 03 Viaturas de Suporte Avançado.

Estamos efetivamente trabalhando com  uma média de 07 Viaturas de Suporte Básico e 3 Viaturas de Suporte Avançado , devido a falta de materiais para a montagem das demais viaturas, mas já foram solicitados compra. Além disso para manter  um número  maior de viaturas, teremos que aumentar muito o número de Horas Extras, por falta da Recursos Humanos.

Esse número que estamos mantendo está sendo satisfatório para os atendimentos existentes oferecendo um tempo resposta  aceitável aos usuários.

Texto e fotos: Dr. José Roberto S. Hansen – 19 dez 2003