Centro de Saúde Barão Geraldo é ampliado e dobra de tamanho

23/12/2003

Obra é mais uma etapa do cronograma de recuperação e ampliação da infraestrutura da rede municipal de saúde

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas inaugurou, às 9h da última segunda-feira, 22 de dezembro, as novas dependências do Centro de Saúde (CS) de Barão Geraldo. A unidade é referência para uma população estimada em mais de 50 mil pessoas de 59 bairros da Região Norte da cidade. As obras de reforma e ampliação do serviço, viabilizadas por meio de parceria com a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), custaram aproximadamente R$ 333 mil dos quais 52% foram custeados pelo município. A Secretaria de Saúde também mantém os custos com Recursos Humanos e com todo material gasto na unidade.

Com a nova estrutura, o Centro de Saúde dobrou de tamanho e passou a contar com 700 metros quadrados de construção. A unidade tem disponíveis, agora, 12 consultórios médicos e três de odontologia, além das salas de coleta de exame, vacinas, reuniões entre outras dependências.

Segundo a médica pediatra Maria Auxiliadora Rodrigues de Oliveira, coordenadora do Centro, o novo espaço permite potencializar as atividades que já eram desenvolvidas na unidade. E também oferece condições para implementar a concepção de trabalho proposta pelo Paidéia que tem como diretrizes o acolhimento e a humanização e a promoção da saúde e da autonomia das pessoas entre outros objetivos.

"A ampliação também melhora as condições de trabalho dos 48 funcionários da equipe. O espaço ganhou mais luz e mais cor, ficou lindo. É um convite para que as pessoas nos procurem para garantir a saúde e não só no momento em que estão adoecidas", diz Maria Auxiliadora.

A coordenadora informa que o CS conta, atualmente, com duas equipes completas do Paidéia e uma outra que está em formação. Uma quarta equipe atende no Módulo de Saúde da Família do Village, unidade que também está submetida à coordenação do CS de Barão.

Vínculo. Cada equipe é composta por médico de família, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Algumas equipes ainda são ampliadas com dentista, auxiliar e técnico de higiene dental.

Os agentes comunitários, sempre moradores do bairro, visitam os cidadãos das suas comunidades, identificam doenças e encaminham os casos para as equipes que ficam nos Centros de Saúde ou nos Módulos de Saúde da Família. O cidadão que precisa, recebe assistência em casa.

As equipes desenvolvem atividades em grupo, com ênfase para as pessoas mais vulneráveis como gestantes, idosos, hipertensos e/ou diabéticos, desnutridos e outros que enfocam pessoas expostas a potenciais riscos à saúde. Também há grupos de ginástica chinesa liam gong e de tai chi chuan. Ainda há ações educativas e de conscientização sobre preservação do meio ambiente e prevenção de doenças como câncer, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), hanseníase, tuberculose, entre outras.

Ensino. O médico sanitarista Roberto Marden, diretor de saúde de Campinas, ressalta que a parceria do CS de Barão com a Unicamp é muito importante. Ele explica que a unidade é campo de estágio para os alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e das outras áreas da saúde da universidade.

"Faz parte da nossa proposta de trabalho aproximar os futuros profissionais da área com o setor público e mais especificamente com o Sistema Único de Saúde (SUS) e, assim, com a população. Todos ganham e, agora, com o novo espaço, a unidade está mais adequada ao ensino", diz Roberto.

O Centro de Saúde de Barão Geraldo fica na avenida Albino J. Barbosa de Oliveira, 893, no Centro de Barão Geraldo. O CS conta com um Conselho Local de Saúde atuante que reúne-se às 19h da primeira segunda-feira de todos os meses. As reuniões são abertas à população. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os telefones do serviço são 3289 9691 e 3289 4475.