CS Balão do Laranja promove atividade no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

01/12/2004

Talita El Kadri

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro, o Centro de Saúde (CS) Balão do Laranja promoveu, em parceria com o Conselho Local de Saúde, Casa de Apoio Esperança e Vida para portadores do HIV, Pastoral da Saúde do Campos Elíseos e alunos do curso de medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, uma série de atividades educativas na manhã desta quarta-feira, dia 1º, no Balão do Laranja, em frente a unidade.

De acordo com a coordenadora do CS, a assistente social Isabel Cristina Seregatto, o objetivo da ação é conscientizar a comunidade sobre formas de prevenção à doença, esclarecer dúvidas e orientar a população para diminuir cada vez mais a transmissão do HIV e acabar com preconceitos em relação aos portadores do vírus.

"As ações começaram com a "1ª Ciranda pela Vida", envolvendo funcionários da unidade, usuário do serviço e moradores da região Noroeste da cidade. Neste momento, reservamos um tempo de nossa vida, sempre agitada, para pensar na luta contra a doença", disse a agente de saúde da unidade, Roseli da Cruz Coelho Dias.

O evento contou, ainda, com distribuição de preservativos e de folhetos informativos, carro de som, apresentação da ginástica chinesa Lian Gong e todos que estavam no local participaram de uma dinâmica sobre o tema. Durante todo o dia, as árvores do balão estiveram enfeitadas com um laço vermelho – símbolo da Luta Contra Aids.

A população foi informada, principalmente, sobre as formas de contágio da doença e métodos de prevenção. "Alertamos para a necessidade da realização do exame de detecção de HIV e informamos que a doença, nos mais de 20 anos de existência, está atingindo todas as classes sociais e diferentes faixas da população", afirmou a médica sanitarista do CS e professora do curso de medicina da PUC Campinas, Cleunice Coronelli, que promoveu a dinâmica.

A médica destacou que, segundo estatísticas, está aumentando cada vez mais o número de mulheres e idosos, maioria do público presente no evento, que contrai a doença. Uma das participantes, a moradora do Vila Rica e integrante dos grupos de atividades do CS , Aparecida Lourenço, de 85 anos, pela primeira vez esteve em atividades de orientação para Aids. "Essa doença continua crescendo e é importante que exista esse tipo de ação", afirmou.

Para dar assistência à população, Campinas possui um Centro de Referencia (CR) em DST/Aids e todos os demais serviços de saúde da rede pública estão capacitados para acolher, oferecer o teste do HIV sob aconselhamento, fazer a avaliação do resultado e orientar sobre o tema. A partir daí os usuários são direcionados para o Centro de Referência, onde são encaminhados para tratamentos, quando necessário. O telefone do CR DST/Aids é 32345000.

Volta ao índice de notícias