Distrito de Saúde Noroeste apresenta avaliação dos quatro anos de governo

07/12/2004

Talita El Kadri

O Distrito de Saúde Noroeste promoveu na última sexta-feira, dia 3, pela manhã, na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila Castelo Branco, encontro para divulgação do balanço e avaliação dos últimos quatro anos de governo na área da saúde na região. No evento, cerca de 100 pessoas assistiram à relatórios de gestores, trabalhadores e usuários.

No evento, que teve início com um café da manhã com alimentos doados por comerciantes da região, participaram os coordenadores das unidades de saúde, usuários dos serviços, componentes da Pastoral da Saúde, do Conselho Local de Saúde e do Conselho Distrital de Saúde, representantes parlamentares e a Secretária Municipal de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro.

De acordo com a coordenadora do Distrito, a enfermeira sanitarista Maria Filomena Golveia Vilela, o objetivo do evento, que simbolizou, ainda, o fim dessa gestão, foi divulgar os avanços, as dificuldades e os desafios do distrito de saúde. "Observamos mais pontos positivos do que negativos, no entanto, as barreiras para concluir, com sucesso, projetos nessa área, foram relatadas com o intuito de diminuir futuros obstáculos", afirmou.

Dentre todos os avanços, a coordenadora destaca a ampliação do controle social. Segundo ela, os conselhos de saúde cresceram nos últimos anos, promovendo participação da população e, consequentemente, o acompanhamento das ações promovidas pela Secretaria de Saúde. Desta forma, a comunidade garante qualidade dos recursos a que tem direito.

A agente comunitária de saúde do Centro de Saúde Floresta, Conceição Jacinta Duarte, informa que o serviço de saúde na região Noroeste criou oportunidades para os moradores, como projetos de geração de renda, hortas comunitárias e formou, ainda, grupos de atividades como o Crê Vida, composto por usuários da terceira idade e o Esperança, para crianças desnutridas.

Segundo ela, a taxa de mortalidade diminuiu e a saúde dos idosos melhorou muito na região. "Iniciamos um trabalho para promover melhor qualidade de vida para as pessoas e acredito que estamos alcançando esse objetivo. Para continuarmos evoluindo precisamos ter o mesmo empenho e vontade demonstrados por esses trabalhadores", disse.

Conceição avalia de forma positiva as mudanças promovidas por essa gestão, em toda rede pública de saúde. Ela acredita que projetos como o Paidéia de Saúde da Família possibilitaram maior intersetorialidade e um trabalho conjunto das equipe nos serviços de saúde, aumentando a qualidade e eficiência no atendimento à população.

Durante o encontro, foram apontadas sugestões para dar continuidade ao trabalho já realizado e melhorar ainda mais a atenção à população. A coordenadora Filomena citou os maiores desafios do Distrito, atualmente, como a conclusão das obras de pronto-socorro e módulos de saúde, para ampliar o atendimento aos usuários e o preenchimento completo do quadro de funcionários de todas as equipes de saúde nas unidades da região.

Após a apresentação dos relatórios, os participantes puderam conferir a exposição dos trabalhos promovidos por todos os serviços de saúde e a um show de talentos, com participação de funcionários da rede municipal de saúde e usuários da região. Em seguida todos puderam participar de um lanche da tarde, também com comes e bebes fornecidos por empresas e comerciantes daquela área da cidade.