Secretaria de Saúde apresenta balanço do SUS Campinas e aponta sugestões

14/12/2004

Denise Assis

A Secretaria Municipal de Saúde promove nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro, uma reunião com gestores, usuários e servidores da rede pública de saúde para apresentar o balanço do trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos no Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas. O evento acontece a partir das 13h30 no auditório da Estação Cultura que fica na Praça Floriano Peixoto, s/n, Centro. O acesso ao estacionamento gratuito deve ser efetuado pela Vila Industrial. A expectativa é de que, pelo menos, duzentas pessoas estejam presentes no evento.

"O objetivo é apontar, de forma bem sintética, o que foi feito nos últimos anos, dificuldades, avanços e novos desafios no processo de consolidação do sistema. Queremos, ainda, apontar sugestões para o setor. Estas sugestões serão levadas para o Conselho Municipal de Saúde (CMS) neste mesmo dia e, se referendadas, serão apresentadas para o próximo Governo Municipal", diz a médica sanitarista Maria do Carmo Cabral Carpintéro, secretária municipal de Saúde de Campinas.

Segundo a sanitarista, todas as áreas da Secretaria de Saúde realizaram seus balanços detalhados no último mês, inclusive com momentos de confraternização com a comunidade como aconteceu nos vários Distritos de Saúde. Portanto, durante a oficina, o balanço será feito de forma sintética.

A Secretaria de Saúde também lança, durante o evento, o vídeo Recontando uma História, coordenado por Odila Fonseca, que atua no setor de comunicação da Secretaria de Saúde. O trabalho, inspirado da dissertação de mestrado da enfermeira sanitarista Elisabet Pereira Lelo Nascimento, resgata a memória histórica do saúde pública municipal e ressalta a importância de Campinas na construção do SUS nacional.

O vídeo, realizado com apoio da Câmara Municipal de Campinas, é pedagógico e pode ser utilizado também nos cursos de educação em saúde, formação de agentes e escolas técnicas e universidades. " Trabalhadores e usuários precisam conhecer a história da cidade e os vários atores sociais do processo de consolidação do SUS. Além disso, o filme é um documento para marcar os 230 anos da cidade", afirma Odila Fonseca.

Segundo Odila é necessário ressaltar o apoio da Câmara Municipal na realização do trabalho. "A Câmara é uma instituição importante na formulação de leis que garantem o direito à saúde e que regulamentam, inclusive, o controle social do SUS por meio da constituição dos Conselhos de Saúde", afirma Odila.