Seminário atualiza equipes sobre questões de saúde da mama

01/12/2005

Saúde da Mama é o tema do seminário que a Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a partir das 14h, no auditório da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. Voltado para médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários da rede municipal de saúde, o evento integra a 3ª Semana Municipal de Saúde da Mama de Campinas, que termina nesta sexta-feira, 2 de dezembro.

Segundo o mastologista Fernando Brandão, coordenador da Saúde da Mulher, o seminário abordará questões como mudanças na formalização do protocolo de detecção do câncer do mama, novas considerações técnicas acerca da mamografia, resultados epidemiológicos e dados estatísticos, entre outras. "Esperamos a participação de pelo menos um representante de cada unidade municipal de saúde a fim de que se tornem elementos multiplicadores nos seus locais de trabalho", diz o mastologista.

De acordo com Brandão, Campinas melhorou em muito a detecção precoce do câncer de mama, aumentando a sobrevida da mulher e evitando tratamentos mutilantes. "Há 10 anos, realizávamos 1,5 mil mamografias por ano na rede básica de saúde; em 98, passamos para 20 mil exames desse tipo e, agora, já estamos na faixa de 26 mil mamografias anuais", disse.

Segundo ele, os gastos da Prefeitura com esse tipo de exame chegam a aproximadamente R$ 1 milhão por ano. Além disso, dois ambulatórios especializados em mastologia foram inaugurados, sendo um na Policlínica 2 e outro, no Complexo Ouro Verde. "Campinas está entre as cidades brasileiras que mais detectam o câncer de mama precocemente e que obtêm os melhores resultados no tratamento", afirma Brandão.

De acordo com ele, em 1996, 70% dos casos diagnosticados encontravam-se em estado adiantado da doença. Hoje, o índice inverteu-se e 70% dos diagnósticos dizem respeito à doença em seu estágio inicial.

A exemplo do que acontece nos Estados Unidos e em vários países da Europa, o câncer de mama é, atualmente, a principal causa de morte por câncer entre as mulheres em Campinas (cerca de 80 casos por ano).

Cláudia Xavier – jornalista do Decom
Especial para o Portal da Saúde