Acidentes com motos passam a ser notificados em Campinas

01/12/2005

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria de Saúde, deu início na última semana ao procedimento de notificação compulsória (obrigatória) dos casos de acidentes envolvendo motociclistas profissionais. A notificação compulsória está prevista na lei nº 12.049, de 31 de agosto de 2004, e é uma das vertentes de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde com o objetivo de reduzir os riscos e danos a que estão submetidos os motociclistas em trabalho na cidade. A idéia é implantar no município uma rede de vigilância específica para esses acidentes. Cada integrante da rede receberá o nome de "Unidade Sentinela".

O projeto piloto está sendo executado desde a última quinta-feira, 24 de novembro, na unidade de Pronto Atendimento (PA) do Complexo Ouro Verde e, após um período de avaliação, deve ser estendido a outros serviços de urgência e emergência como hospitais universitários, Hospital Mário Gatti e demais unidades municipais de pronto atendimento (No São José e Anchieta).

Para inaugurar a rede, os profissionais (médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem) do Pronto Atendimento Ouro Verde tiveram de passar por uma capacitação. "Embora passem a ter mais trabalho, as equipes perceberam a importância do projeto e abraçaram a causa", conta a co-gerente da unidade, Denise Vieira Antunes e Amaral.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste, Elen Fagundes Telli, que participou do programa de capacitação, o trabalho consiste não só em ensinar os profissionais a preencher corretamente a ficha dos acidentados mas, principalmente, sensibilizá-los para esse problema de saúde pública. "Aproximadamente 50% dos motociclistas profissionais atuam na informalidade, sem direitos trabalhistas, e a maioria é composta por gente muito jovem, que pode ter sérias seqüelas e até mesmo morrer durante a atividade", conta Elen.

Além da Visa Sudoeste, o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CRST) e a Coordenadoria de Saúde e Vigilância Ambiental (Covisa) participaram do trabalho de sensibilização dos profissionais do Pronto Socorro Ouro Verde.

Políticas públicas

O projeto da Secretaria de Saúde prevê também a adoção de políticas específicas de intervenção nas áreas da educação, trânsito e trabalho para minimizar os problemas decorrentes do uso da motocicleta como instrumento profissional. Para embasar o trabalho, a Secretaria realizou em julho deste ano o seminário "A vida sobre duas rodas: Reduzir riscos e danos" e, em agosto, duas oficinas sobre o tema.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, Campinas registrou em 2004 um aumento de 14% nos acidentes com motociclistas em relação a 2000. Dados revelam que 2.197 motociclistas se acidentaram em 2003. Em 2000, foram 1.927. "Os índices vinham caindo, mas a exemplo de outros grandes centros urbanos, em Campinas, em 2004, houve um aumento significativo", informou Gerson Luís Bittencourt, Secretário Municipal de Transportes de Campinas, à época do seminário.

Bittencourt disse também que, apesar do aumento nos acidentes, houve uma queda no número de vítimas fatais, que reduziu de 37, em 2000, para 21, em 2004. O Secretário de Transportes informou ainda que 66% dos motociclistas de Campinas têm entre 20 e 30 anos e que o número de motos praticamente dobrou na cidade nos últimos cinco anos.

Cláudia Xavier - Jornalista do Decom
Especial para o Portal da Saúde