Prefeitura sedia nesta sexta-feira 1ª Mostra de Trabalhos em DST/Aids na rede SUS

01/12/2005

Realização é do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas
e integra programação da semana do Dia Internacional de Luta Contra a Aids

O Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) de Campinas realiza amanhã, sexta-feira, 2 de dezembro de 2005, a "1ª Mostra de Trabalhos em DST/Aids no SUS Campinas Parceiros e Serviços". O evento, aberto ao público, acontece das 9h às 17h, no Salão Vermelho e Saguão do Paço Municipal da Prefeitura de Campinas, na Avenida Anchieta, 200, no Centro. A Organização é do Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) do Programa Municipal DST/Aids de Campinas.

O objetivo é valorizar e dar visibilidade às experiências em assistência e prevenção às DST, HIV e aids. Os trabalhos considerados mais relevantes sobre o tema serão premiados e todos os inscritos serão editados em um caderno especial. O evento integra a programação de Campinas para marcar a semana do Dia Internacional de Luta Contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro.

A mostra contará com o resultado da atuação de profissionais da rede pública de saúde, sociedade civil organizada, universidades, entre outros, diante da pandemia que já atingiu 4.292 pessoas em Campinas. Também é uma forma de incentivar a população a dar atenção ao tema.

Dia Mundial. O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de Aids.

As atividades desenvolvidas para marcar a data visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembléia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/aids e define estratégias para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão.

Em Campinas, hoje, durante todo o dia, o Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas, promoveu palestras e coletas do teste HIV. Os exames são gratuitos e podem ser feitos em qualquer época do ano.

A coordenação do CR informa que o resultado do exame é sigiloso e que o diagnóstico precoce é importante para promoção da saúde e qualidade de vida. Pessoas que tiveram relações sem o uso de preservativo ou que tenham compartilhado seringas e/ou agulhas descartáveis podem tirar suas dúvidas no Centro de Referência.

A unidade fica na rua Regente Feijó, 637, no Centro, e está aberta de segunda-feira a sexta-feira, sempre das 7h às 20h. Para saber mais sobre o exame de HIV/sífilis, a população pode informar-se pelo telefone do Coas/CTA: (19) 3236 – 3711. O telefone do Centro de Referência é (19) 3234 – 5000.