Campinas amplia oferta de acupuntura aos usuários do SUS

02/12/2005

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas tem implementado uma série de ações com o objetivo de ampliar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município a oferta de práticas terapêuticas como homeopatia, acupuntura e fitoterapia. As atividades incluem palestras para a comunidade, expansão da acupuntura de Yamamoto, capacitação dos profissionais, controle da qualidade do atendimento e dos medicamentos oferecidos aos pacientes entre outras.

A medida se antecipa ao novo direcionamento do Ministério da Saúde que vai regulamentar em breve a Política Nacional de Medicina Natural e Práticas Complementares no Brasil. Trata-se de documento elaborado com a colaboração de secretarias de Saúde de 19 capitais e de dois estados e que vai ser votado no próximo dia 14 de dezembro pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). No caso de Campinas, como a cidade já oferece os serviços, o município só precisará, se necessário, adaptar-se às regras propostas na Política Nacional.

Para o médico acupunturista William Hyppólito Ferreira, Coordenador Municipal da Saúde Integrativa, a Política Nacional é motivo de comemoração. "Em Campinas, a Secretaria de Saúde tem trabalhado com a diretriz de expandir as práticas Integrativas na rede pública municipal de saúde e, com certeza, a decisão do Ministério aponta que estamos no caminho certo para garantir a eqüidade no atendimento e fortalecer os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de humanização e integralidade", diz o acupunturista.

William informa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) está cada vez mais incentivando e recomendando a adoção dessas modalidades de atenção à saúde. Neste sentido, segundo ele, as práticas integrativas estão sendo cada vez mais adotadas pelos países desenvolvidos.

Homeopatia. Seguindo a diretriz de expandir os domínios das práticas integrativas no SUS Campinas, na semana passada, dias 21 e 22 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), promoveu palestras sobre homeopatia para a comunidade.

"O objetivo foi informar sobre a terapêutica, sua origem, mitos e verdades e o atual momento da homeopatia na rede de serviços da Secretaria, além de orientar sobre como buscar acesso ao tratamento. Aproveitamos a oportunidade para fazer um breve histórico da saúde integrativa no SUS Campinas", informa William Hyppólito.

Acupuntura. Também na semana passada, a Secretaria de Saúde deu início às atividades do ambulatório de dor no Complexo Ouro Verde. A unidade disponibiliza exclusivamente a acupuntura de Yamamoto - técnica que consiste na aplicação agulhas de acupuntura na região frontal e temporal (na testa e lateral da cabeça) com a finalidade de proporcionar alívio imediato da dor.

As sessões estão sendo disponibilizadas às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras e, inicialmente, são direcionadas às 700 pessoas moradoras da Região Sudoeste que já se encontram numa fila de espera.

Segundo William, esta modalidade de acupuntura pode ser disponibilizada para qualquer pessoa, exceto para pacientes que utilizam medicamentos que comprometam a coagulação. "Pacientes com diabetes, hipertensão, obesidade e até gestantes podem se beneficiar da acupuntura de Yamamoto", diz.

O acupunturista afirma que esta é uma opção a mais para o alívio da dor, tanto crônica como aguda, sendo que o profissional de saúde pode prosseguir com os processos diagnósticos e tratamentos alopáticos e homeopáticos. "E o objetivo do SUS Campinas é que, muito breve, o município passe a disponibilizar a técnica de Yamamoto inclusive para as pessoas acometidas por Acidente Vascular Cerebral (AVC)", informa.

Centro de Reabilitação. A meta, segundo o coordenador da Saúde Integrativa é que, já a partir de janeiro de 2006, o Centro de Referência em Reabilitação da Secretaria de Saúde, localizado em Sousas, passe a disponibilizar acupuntura de Yamamoto para pacientes com seqüelas de AVC, doença mais conhecida pela população como derrame cerebral.

"Será um grande avanço, já que a técnica, aliada à fisioterapia e a outros procedimentos disponíveis do Centro de Referência, propiciará melhor recuperação do paciente", diz William.

Além do Centro de Referência em Reabilitação, de acordo com William, já foram iniciados entendimentos para que, também num futuro próximo, a Região Noroeste de Campinas disponibilize acupuntura de Yamamoto para tratamento da dor. "A meta é oferecer esta e outras opções para todos que desejarem, como ocorre com outras medicinas".

Opções. Atualmente, a Secretaria de Saúde de Campinas disponibiliza, na sua rede própria de serviços, acupuntura, homeopatia, fitoterapia e ginástica postural. A pasta tem feito contatos para ampliar o leque de opções, como yoga e meditação médica (Ch´an tao).

Também são oferecidas, na maioria das unidades de saúde, aulas de ginástica chinesa lian gong, que integra o arsenal da medicina tradicional chinesa e serve de controle para dores crônicas osteomuculares. E, mesmo nos Centros de Saúde que ainda não disponibilizam estas técnicas, o usuário poderá informar-se sobre a unidade mais próxima que ofereça o serviço.

Denize Assis