Iniciativas da Secretaria de Saúde de Campinas são apresentadas na Expoepi

06/12/2005

Duas iniciativas implementadas pela Secretaria de Saúde de Campinas, ‘Articulação e Parceria no Sucesso da Vigilância da Sífilis Congênita’ e ‘Vigilância em Saúde e Campos Eletromagnéticos’, foram apresentadas na última segunda-feira, dia 5 de dezembro, em Brasília, para gestores e técnicos que atuam na área de prevenção e controle de doenças em estados e municípios de todo Brasil, durante a 5ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi).

Promovida pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Vigilância em Saúde, a 5ª Expoepi reúne técnicos e especialistas nacionais e internacionais em torno de temas relevantes para a área de vigilância em saúde. O evento teve início domingo, 4 de dezembro, e termina hoje, 6.
O trabalho ‘Articulação e Parceria no Sucesso da Vigilância da Sífilis Congênita’, inscrito pela enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde Municipal, integra a mostra competitiva que reuniu, no total, 334 experiências de profissionais de saúde de todo o país.

Para apresentação oral e competição final, que ocorre hoje à noite, seriam selecionados três trabalhos em cada um dos seguintes temas: Vigilância Ambiental; Vigilância Epidemiológica, Prevenção e Controle de DST/Aids; Vigilância Epidemiológica, Prevenção e Controle de Doenças Imunopreveníveis; Vigilância Epidemiológica, Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas por Vetores e Antropozoonoses; Vigilância Epidemiológica, Prevenção e Controle de Tuberculose ou Hanseníase ou Hepatites; Aperfeiçoamento dos Sistemas de Informação e Análise de Situação de Saúde; e Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis e Promoção da Saúde.

Para serem inscritas, as experiências precisavam atender a critérios como ser originalmente dos serviços de saúde e demonstrar reprodutibilidade, sustentabilidade, inovação e impacto potencial na saúde pública. A instituição vencedora em cada um dos sete temas receberá um prêmio de R$ 30 mil.

Já o trabalho ‘Vigilância em Saúde e Campos Eletromagnéticos’ foi apresentado em mesa-redonda pelo médico sanitarista Carlos Eduardo Cantúsio Abrahão, coordenador municipal da Saúde Ambiental de Campinas.

Na 5ª Expoepi, também foram realizadas oficinas de trabalho, palestras e conferências com conteúdo técnico atualizado sobre temas relevantes para a prática de vigilância em saúde. No ano passado, a 4ª Expoepi, também realizada em Brasília, reuniu cerca de mil pessoas.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias