Seminário discutiu gravidez na adolescência

09/12/2005

A Secretaria de Saúde, por intermédio da Coordenadoria da Saúde da Mulher, realizou na terça-feira, 6 de dezembro, das 9h às 12h, no Sindicato dos Frentistas de Campinas, o 1º Seminário de Gravidez na Adolescência.

Além de apresentar dados atualizados sobre o tema, o evento também foi palco para discussão de formas de enfrentamento do problema. O seminário aconteceu dentro da programação da campanha "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres", organizado pela Coordenadoria da Mulher, órgão ligado à Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social da Prefeitura.

Segundo o coordenador da Saúde da Mulher, Fernando Brandão, Campinas registrou progressos no combate à gravidez entre adolescentes nos últimos anos, "mas ainda é preciso avançar mais".

Em 1998, dos 16.075 nascidos vivos,18,52% (3.084 crianças) eram filhos de adolescentes. No ano passado, o índice caiu para 14,58%, ou seja, 2.032 dos 13.931 bebês nascidos com vida no período.

Na opinião de Brandão, os fatores que contribuíram para a queda são a melhoria do nível sócio-econômico da população; maior acesso aos métodos anticoncepcionais na rede de saúde pública e orientação sexual nas escolas, entre outros.

No Brasil, a taxa de gravidez na adolescência mantém-se estabilizada na faixa dos 23%. Nos Estados Unidos, o índice é parecido ao de Campinas, com 14% de bebês nascidos filhos de adolescentes.

Segundo Brandão, as secretarias de Saúde e Educação, além das coordenadorias da Mulher e da Juventude, estão discutindo outras formas de atingir o público adolescente para reduzir ainda mais os índices.

De acordo com o coordenador, estudos mostram que 20% das meninas que já engravidaram voltarão a ter outro filho ainda na adolescência. "Para muitos meninos e meninas das classes sociais mais desfavorecidas, o único jeito de se emancipar socialmente é através da gravidez", afirma o
coordenador.

A Secretaria de Saúde participou do seminário a convite da Coordenadoria da Mulher, que tem várias atividades programadas para a campanha "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres". O seminário foi voltado para profissionais das áreas da Saúde e da Educação e para o público em geral.

Cláudia Xavier - jornalista do Decom - especial para o Portal da Saúde