Conselho Municipal de Saúde de Campinas comemora 15 anos com grande festa

14/12/2005

Momento também será de confraternização
pelos 20 anos do Movimento Popular de Saúde de Campinas

Trabalhadores, gestores, usuários e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas se mobilizam nesta quarta-feira, 14 de dezembro, numa grande festa para comemorar os 15 anos do Conselho Municipal de Saúde (CMS), um dos mais antigos e atuantes do País, e os 20 anos do Movimento Popular de Saúde de Campinas. O evento acontece no Salão Vermelho do Paço Municipal, a partir das 18h30.

A comemoração vai iniciar com apresentação dos ex-presidentes (leia abaixo) e do atual presidente do Conselho, o secretário municipal de Saúde Gilberto Selber. Em seguida, acontece palestra com o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos, um dos ex-secretários de Saúde de Campinas. O médico vai falar sobre A importância do controle social para a consolidação do SUS.

Nelson Rodrigues dos Santos integrou o movimento da Reforma Sanitária e sempre defendeu a participação popular nas discussões das questões relacionadas à Saúde, dando espaço para os movimentos organizados argumentarem sobre o que entendiam ser o mais adequado para a assistência à saúde da população.

"Além da comemoração, o momento será de grande avaliação e também de reflexão das práticas para avançar nas propostas de consolidação do Sistema Único de Saúde de Campinas", diz Yara de Oliveira Corrêa, membro do Movimento Popular de Saúde.

Além de ex-secretários do CMS, a confraternização terá participação de usuários e trabalhadores que foram conselheiros entre eles Adílson Rocha Campos, Alfredo Leal, Armando Bota, David Braga Júnior, Denilza da Silva, Dirceu Buck, Domênico Feliciello, Esequiel Laco Gonçalves, João de Fátima, Jorge Carlos Machado Cury, Lúcio Rodrigues, Matilde Alves Pontes, Nilva de Brito Fernandes, Orestes Mazzariol, Renato Souza Santos, Roberto Teixeira Mendes, Roberto Marden Farias, Rosângela Martinhago, Rosângela Pedretti, Rozenilde de Souza, Verônica de Lima Ribeiro e Wanderci Loro.

Saiba sobre o Conselho. O Conselho Municipal de Saúde é tripartite, ou seja: é composto por gestores, trabalhadores de saúde e usuários, sendo que a proporção de usuários é de 50%. Tem 34 titulares e igual número de suplentes.

É o órgão máximo de deliberação das políticas públicas de saúde do município. Isso significa que o Conselho propõe, acompanha e avalia as políticas públicas de Saúde, além de discutir e aprovar toda verba a ser aplicada na área. O CMS realiza reuniões ordinárias mensais, sempre na quarta quarta-feira do mês, às 18h30, no Salão Vermelho. A reunião é aberta à população.

Saiba sobre o Movimento Popular. O Movimento Popular de Saúde é independente, atua na cidade há 20 anos e ajudou na elaboração das leis que criaram os Conselhos Municipal e Locais de Saúde. Tem três assentos no CMS e atua na articulação nos bairros e junto aos Conselhos Locais de Saúde prestando assessoria não somente em Campinas, mas também em outras cidades da Região. Realiza reuniões com intervalo máximo de dois meses, em local que é definido na semana da reunião.

Quem foram os presidentes do Conselho Municipal de Saúde:

Gastão Wagner de Souza Campos

José Roberto Míccoli

Antônio da Cruz Garcia

Rogério de Jesus Pedro

Carmen Cecília de Campos Lavras

Odair Albano

Igor Del Guércio (in memoriam)

Maria da Graça Silva Xavier – 1a usuária presidente do CMS

Maria do Carmo Carpintéro