Saúde vacinou 141 animais contra raiva em bloqueio no Parque Via Norte

15/12/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 141 animais, entre cães e gatos, na semana passada, numa ação de bloqueio contra a raiva no Parque Via Norte, na abrangência do Centro de Saúde (CS) da Vila Boa Vista, Região Norte de Campinas.

A atividade, desencadeada após a notificação de um caso positivo de raiva em morcego não hematófago, mobilizou técnicos da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do CS Boa Vista nos dias 5 e 6 de dezembro.

Além da vacinação dos animais, o bloqueio incluiu inquérito epidemiológico, diagnóstico sanitário da área e atividades de educação em saúde com orientação para os moradores sobre condutas corretas na prevenção da raiva.

O médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, do CCZ, informou que as ações de bloqueio, indicadas pelo Instituto Pasteur, são desencadeadas sempre que é confirmado um caso de raiva. "É uma medida preventiva, para evitar casos oriundos deste registro", disse.

Em 2004, foram confirmados cinco casos de raiva em morcego em Campinas. Em 2005, desde janeiro, com esta nova ocorrência, foram notificados quatro casos.

O veterinário disse que a principal informação passada para a população foi a de que qualquer morcego encontrado caído no chão, vivo ou morto, é suspeito de raiva e não deve ser tocado. "As pessoas nunca devem colocar a mão em morcego. O correto é entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses ou o Centro de Saúde para se orientar sobre o procedimento adequado", afirmou.

Além disso, de acordo com Ricardo, a comunidade foi informada sobre a importância de manter gatos e cães vacinados, uma vez que, se estes animais não estiverem protegidos, aumenta muito o risco de serem registrados casos em animais e em humanos. O veterinário explicou que a transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.

"Portanto, a transmissão pode ocorrer diretamente do morcego para o ser humano, do morcego para o animal e do animal infectado para o homem", disse. Segundo o Instituto Pasteur, no Brasil, em espaços urbanos, o principal transmissor da raiva para o homem é o cão, seguido do gato. Em espaços rurais é o morcego.

Saiba mais. A raiva é uma doença que acomete todas as espécies de mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais, sendo uma das doenças mais antigas do mundo.

Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.
No Brasil, a raiva humana ainda faz vítimas. Mesmo no Estado de São Paulo existem regiões com epizootia (epidemia entre animais), devendo haver, principalmente por parte dos municípios, um melhor desempenho nas atividades de controle da raiva animal.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias