Centro de Referência em Reabilitação vai disponibilizar acupuntura de Yamamoto para seqüelados de AVC a partir de janeiro

27/12/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas passa a disponibilizar, a partir em 17 de janeiro, no Centro de Referência em Reabilitação, em Sousas, acupuntura de Yamamoto para tratar pessoas com seqüelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido pela população como derrame cerebral. No Brasil, Campinas e São Paulo são os únicos municípios a disponibilizar esta modalidade de acupuntura pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o médico acupunturista William Hyppólito Ferreira, Coordenador Municipal da Saúde Integrativa, a técnica consiste na aplicação agulhas de acupuntura na testa e na lateral da cabeça e é eficiente para tratar várias doenças inclusive as decorrentes do sistema nervoso.

"Para os pacientes com seqüelas de AVC, a acupuntura de Yamamoto oferece inúmeras vantagens como rapidez no diagnóstico dos órgãos e vísceras comprometidos, tratamento em poucos minutos, resultados expressivos e ausência de efeitos colaterais", afirma.

William informa que o AVC está entre as principais causas de morte no mundo. No Brasil, foram 90 mil mortes em 2002, mais que o infarto do miocárdio, responsável por 60 mil óbitos neste mesmo período. Em Campinas, em 2004, foram 630 mortes em decorrência desta patologia.

Entre os pacientes que sobrevivem, pelo menos 30% ficam com incapacidade importante e, destes, 10% ficam incapacitados de viver na comunidade.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Referência em Reabilitação atende, por mês, uma média de 16 novos pacientes com seqüelas de AVC. As pessoas são atendidas por uma equipe multidisciplinar com fonoaudiólogo, fisiterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro, clínico geral, psicólogo, além de contar eventualmente com apoio de convidados como nutricionista entre outros.

"Agora teremos também o médico acupunturista que, sem dúvida, será um grande ganho", diz a enfermeira Maria Emília, que integra a equipe multidisciplinar. O objetivo é que todos os pacientes vítimas desta doença acompanhados na unidade e com indicação sejam beneficiados. A Secretaria de Saúde informa que o Centro de Reabilitação será o pioneiro na rede em disponibilizar Yamamoto por já realizar atendimento aos pacientes com seqüela de AVC.

Ouro Verde. A acupuntura de Yamamoto já está disponível na Secretaria de Saúde de Campinas, no Complexo Ouro Verde, onde desde novembro funciona um ambulatório de dor que atua exclusivamente com esta técnica.

O trabalho atende às diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde de expandir as práticas Integrativas – acupuntura, homeopatia, fitoterapia, lian gong, entre outras - na rede pública municipal de saúde. A meta do município é ampliar o acesso a essas possibilidades, até pouco tempo restrita a serviços particulares.

Saiba mais sobre o Centro de Referência. O Centro de Referência em Reabilitação é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde, mantido com verbas do SUS, e presta assistência gratuita a crianças e adultos com deficiência permanente ou temporária. São casos como os de pessoas que necessitam de reabilitação em ortopedia, colocação de órteses e próteses, pacientes acometidos por seqüelas em função de derrame cerebral, seqüelas de tumores, lesão medular, crianças que precisam de clínica de fonoaudiologia ou são portadoras de seqüelas neurológicas e pessoas vítimas da violência urbana entre outros.

A unidade fica na rua Atílio Miato, 210, em Sousas, e atende diariamente 280 usuários que podem permanecer no local parte do dia ou em período integral. Além da assistência clínica, as pessoas podem desenvolver atividades artesanais, físicas e participar de oficinas e projetos de geração de renda. Para o transporte das pessoas, a Prefeitura disponibiliza uma linha de ônibus com itinerário do Centro de Campinas até o Centro de Referência.

Denize Assis