Covisa informa e reforça suspensão do comércio e uso de dois anestésicos

01/12/2006

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria de Saúde de Campinas informa e reforça para o comércio, distribuidoras e dentistas do município, além de outros profissionais de saúde, a medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que suspendeu na última segunda-feira, dia 27, a distribuição, o comércio e o uso de todos os lotes dos anestésicos Lidostesim (Cloridrato de Lidocaína a 3% + Norepinefrina 1:50000) e Lidostesina (Cloridrato de Lidocaína a 2% + Norepinefrina 1:100000).

Os dois medicamentos são fabricados pela empresa Probem - Laboratório de Produtos Farmacêuticos e Odontológicos Ltda, de Catanduva (SP).

A medida foi adotada depois que a Unidade de Farmacovigilância da Agência recebeu uma série de notificações sobre a ocorrência de eventos adversos relacionados ao uso dos medicamentos. Náusea, dor de cabeça, tontura e vômito foram algumas das reações notificadas pelos pacientes medicados com os anestésicos, nos estados de São Paulo, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul e Bahia. Em Campinas, a Covisa notificou um caso de reação adversa ocorrido antes da suspensão da Anvisa.

No dia 16 deste mês, a Agência já havia interditado dois lotes (374292 e 352120) do Lidostesim. Laudo do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) identificou irregularidades no rótulo do medicamento e no teor do princípio ativo.

A enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, coordenadora da Vigilância Sanitária da Covisa, informa que em Campinas todas as ações decorrentes da medida da Anvisa foram adotadas no comércio e nas distribuidoras. “Com este comunicado, nosso objetivo é informar e reforçar a decisão da Agência e propagar a medida para toda comunidade e especialmente para os dentistas e para profissionais que utilizam este tipo de anestésico”, afirma. A sanitarista informa que estes medicamentos não são utilizados pelos serviços da rede básica da Secretaria de Saúde de Campinas.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias