Campinas inicia distribuição de suplementos de ferro para combater anemia

04/12/2006

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 4 de dezembro, a distribuição de suplementos de ferro para crianças, gestantes e mulheres até o 3o mês pós-parto. Essa estratégia faz parte do Programa Nacional de Suplementação de Ferro do Ministério da Saúde. O objetivo é prevenir e controlar a anemia ferropriva - carência de ferro no sangue - que, no Brasil, de acordo com estudos recentes, atinge cerca de 50% das crianças menores de 5 anos e até 40% das gestantes.

Inicialmente, dez centros de saúde já começam a entregar os suplementos para a população. As unidades foram escolhidas com base na vulnerabilidade, a partir da identificação da população com perfil para o programa. Trata-se dos centros de saúde Conceição e Sousas, na região leste; São Marcos, Santa Mônica e Cássio Raposo do Amaral, na região norte; Florence e Perseu, na noroeste; Dic I, na sudoeste; São Domingos e Orosimbo Maia, região sul. O programa será ampliado para o restante do município no primeiro semestre de 2007, a partir do aumento do repasse dos suplementos.

Os suplementos são adquiridos pelo Ministério da Saúde e repassados a Campinas, que fará a distribuição de acordo com a sua rotina de fornecimento. A cada três meses, as crianças de 6 a 18 meses receberão um frasco de xarope de sulfato ferroso com sabor de laranja, que deverá ser tomado uma vez por semana. Para as gestantes, serão fornecidas cartelas de comprimidos de sulfato ferroso e ácido fólico e para as mulheres até o 3º mês pós-parto apenas os de sulfato ferroso. Esses comprimidos, em ambos os casos, devem ser consumidos diariamente.

Além da suplementação, Campinas recebeu material informativo e de divulgação do programa, que foi repassado para as unidades e também será entregue para as mamães, gestantes e mulheres no pós-parto.

“Toda criança de 6 a 18 meses que comparecer para as consultas de rotina vai ser incluída no programa e receber o primeiro frasco do sulfato ferroso, juntamente com as orientações e data de retorno para receber novo frasco. Gestantes, mulheres no pós-parto e mulheres no pós-aborto também vão ser incluídas no programa, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional”, informa a médica pediatra Maria Fernanda Haddad, coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Criança e do Adolescente de Campinas.

Segundo Fernanda, a adesão ao programa deverá ser incentivada nas consultas médicas e de enfermagem. Além disso, ações educativas, oficinas de alimentação e grupos temáticos sobre o assunto deverão fazer parte das atividades para os usuários dos centros de saúde.

A coordenadora afirma que o uso de medicamentos com ferro é uma medida importante para diminuir a deficiência de ferro, mas não é suficiente. “A alimentação é fundamental para os bons resultados. E a melhor alimentação é aquela que tem um pouco de tudo, ou seja: quanto mais variada, melhor”, diz.

Com a implementação do Programa Nacional de Suplementação de Ferro, juntamente com a fortificação das farinhas de trigo e de milho com ferro e ácido fólico – já implementada pelo Ministério da Saúde em todo Brasil - e as ações de orientação alimentar e nutricional, Campinas cumpre as três estratégias de prevenção à anemia ferropriva recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Anemia Ferropriva. Caracterizada como a falta de ferro no organismo, a anemia ferropriva é considerada a principal causa de mortalidade materna e de baixo peso ao nascer entre os brasileiros. É reconhecida também como fator responsável por atraso no desenvolvimento mental de crianças e fadiga em adultos.  Embora a anemia ferropriva esteja associada a crianças com menor acesso à alimentação equilibrada e rica em ferro, ela atinge crianças de todas as classes sociais devido à vulnerabilidade biológica própria da faixa etária. Durante o período de maior risco - entre 6 e 15 meses de vida - é fundamental o consumo de sulfato ferroso.

Denize Assis