Saúde prepara equipes para diagnosticar e tratar transtornos psiquiátricos na infância

04/12/2006

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Cevi, promoveu na semana passada, no dia 28 de novembro, capacitação em saúde mental para pediatras que atuam nas unidades básicas da rede pública municipal de saúde. O objetivo do evento foi sensibilizar os profissionais para o diagnóstico precoce da depressão e do autismo.

“Queremos sensibilizar o médico para que reconheça os transtornos psiquiátricos na infância o mais breve possível porque o prognóstico da criança é melhor com o diagnóstico precoce”, afirma a psicóloga Eliana M. G. Leite Figueiredo, coordenadora do Cevi. De acordo com ela, a idéia é promover outras capacitações para atingir mais profissionais e para focar outros temas como fobias e transtorno obsessivo.

O Cevi é um Caps infantil que tem como missão atender crianças com transtornos psiquiátricos, problemas que atingem 3% das crianças. A unidade integra a rede de serviços da Secretaria Municipal de Saúde, portanto é totalmente mantida com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem 16 anos e foi o segundo Caps infantil implantado no Brasil. É referência para os municípios da Direção Regional de Saúde (DIR) XII. Além disso, cidades de outras DIRs procuram o Cevi de Campinas para conhecer o trabalho da unidade e adotar o modelo em seus territórios.

Segundo Eliana, a equipe do Cevi ainda atua na rede pública municipal de saúde como apoio para o diagnóstico diferencial e necessidade de encaminhamento. “Quando necessário ainda promovemos reuniões com as unidades da rede básica”, diz. Também promovemos capacitação sobre atendimento familiar através de vivências e informações teóricas e com o objetivo de atingir as famílias e assim atingir as crianças.

A coordenadora informa que o Cevi trabalha com a linha de inclusão na rede de educação, principalmente na rede pública municipal de educação infantil e ensino fundamental.

A média de atendimento do Cevi é de 70 crianças. A unidade conta com uma equipe interdisciplinar com fonoaudióloga, psiquiatra, terapeuta ocupacional, assistente social, psicóloga, enfermeiros e auxiliar de enfermagem. Também é campo de estágio supervisionado para alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas). O Cevi fica na rua Antônio Lapa, 240, no Cambuí. O telefone da unidade é 3255-5281.

Denize Assis