Escolas da região sudoeste de Campinas recebem o Projeto Verão sem Dengue

05/12/2006

Mais de 100 crianças dos Centros de Educação Infantil (Cemeis) Gente Amiga, Sol da Manhã e Criança Esperança, localizadas na região sudoeste de Campinas, participaram nesta segunda-feira, 4 de dezembro, do Projeto Verão sem Dengue, desenvolvido pela equipe do Centro de Saúde (CS) Dic III - pelos dentistas Tãnia Takejame e Gustavo Borghi e Agentes Comunitários de Saúde - com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Durante todo dia, as crianças participaram de atividades de educação em saúde por meio de apresentações de teatro de fantoches, festival de paródias, além de tarefas pedagógicas que incluíram identificação de criadouros e aulas de desenhos relativos ao combate à dengue.

“A receptividade foi muito boa. A atividade com fantoches apresentou os personagens Sapo Dengolino e Pipiu de Controle Ambiental em momentos de interação com os alunos, que também nos surpreenderam com uma peça de teatro. No encerramento, todos receberam o Certificado e o Crachá de Agente Mirim da Dengue. É um trabalho lindo e as crianças se transformam em multiplicadores da ação ao levar as informações para as famílias e a comunidade”, disse a enfermeira Rosana Aparecida Garcia, coordenadora do CS Dic III.

As atividades de educação em saúde integram o Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue em Campinas, que trabalha com os seguintes componentes: vigilância epidemiológica, combate ao vetor, assistência aos pacientes, capacitação de recursos humanos, acompanhamento e avaliação, além das ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social.

"A responsabilidade no combate à dengue é de todo mundo. É da prefeitura, é do governo do estado e é do Ministério da Saúde", afirma a médica veterinária Jeanette Trigo Nasser, coordenadora das ações de combate à dengue da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas.

"E a participação da população é fundamental, sendo que as crianças são muito importantes neste processo. Por melhor que seja o trabalho realizado pela prefeitura, nunca haverá um agente de saúde em cada casa, todos os dias do ano. As medidas para evitar os focos de mosquito são simples. Não precisa de tecnologia ou de inseticida. É colocar areia nos pratos dos vasos de planta, verificar se a caixa d'água está bem tampada, se a calha está desobstruída etc. São medidas simples e cada morador pode verificar os pontos de risco dentro de sua casa", diz Jeanette.

Campinas notificou este ano 753 casos de dengue, sendo 138 deles na região sudoeste.

Denize Assis