Dia Mundial de Luta Contra a Aids faz aumentar quatro 4 vezes o número de testes para a hiv no Centro de Referência DST/Aids de Campinas

05/12/2006

Fique Sabendo Especial contou com aconselhamento coletivo a cada 30 minutos;
movimento pelo incentivo ao diagnóstico precoce é mantido durante o ano todo

O número de pessoas que procurou o Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas na última sexta-feira, 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids ficou cerca de quatro vezes acima do normal, com a realização de 40 testes.

O "Fique Sabendo Especial", movimento de incentivo ao diagnóstico precoce de hiv, aids e sífilis, foi realizado para dar visibilidade à gratuidade e sigilo do teste. Diariamente, em média, cerca de 10 pessoas realizam o teste. O reforço ocorrido na sexta-feira integrou o conjunto de ações em celebração à data, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Cartões de bolso com informações para incentivo ao teste, confeccionados com apoio da Sociedade de Abastecimento e Saneamento S.A. (Sanasa), foram distribuídos na região central de Campinas durante todo o dia, junto a uma série de ações promovidas pelo Programa Municipal de DST/Aids, organizações não-governamentais (ong) e demais parceiros para incentivar a realização do teste.

O teste é gratuito e sigiloso e o resultado fica pronto em, no máximo, uma semana. Somente a pessoa que fez o teste fica sabendo o resultado.

No caso de resultado positivo para hiv a pessoa será imediatamente acolhida para tratramento no Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas, considerado um dos melhores serviços do Brasil nesta área. O Centro de Referência funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, exceto aos feriados.

Mais informações sobre o teste de hiv podem ser obtidas através do Centro de Testagem e Aconselhamento (Coas/CTA) do Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas, localizado à rua Regente Feijó, 637, Centro. O telefone é (19) 3236 – 3711.

Mais informações à Imprensa: (19) 8115 – 4856, 3234 – 5000, 3236 – 3711, com Eli Fernandes.