Prefeitura premia escola vencedora da Gincana Minha Escola sem Dengue

05/12/2006

A Prefeitura de Campinas premiou nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, a Escola Estadual Newton Pimenta Neves (região sudoeste) vencedora da Gincana Minha Escola sem Dengue. O evento é uma promoção da Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, em parceria com o Correio Escola, da Rede Anhangüera de Comunicação, que edita os jornais Correio Popular e Diário do Povo.

A premiação ocorreu na Sala Azul do Gabinete do Prefeito com presença do Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva; da especialista de educação Marlene Ramos Gomes, representante do Secretário Municipal de Educação; da enfermeira sanitarista Salma Rodrigues Balista, diretora de Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa); da médica veterinária Jeanette Trigo Nasser, coordenadora das ações de controle da dengue da Covisa; da professora Dalva Brandão Garcia, vice-diretora da Escola Newton Pimenta Neves; e de alunos, professores e demais funcionários da escola.

O objetivo da gincana foi conscientizar e mobilizar alunos sobre o problema da dengue em Campinas e a necessidade da participação de todos na adoção de medidas para o controle do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue.

O Secretário Francisco Saraiva disse, durante a premiação, que o combate ao mosquito da dengue exige a participação de toda comunidade. “A responsabilidade é de todo mundo. É da Prefeitura, é do governo do Estado e é do Ministério da Saúde e só será eficaz com o envolvimento da comunidade. Neste contexto, a participação das crianças e adolescentes é fundamental. Os alunos têm o poder de multiplicar, de comunicar e podem dar o exemplo”, afirmou.

Saraiva ressaltou ainda a importância da parceria com a RAC que possibilita uma maior divulgação das ações necessárias para o controle da dengue no nosso município.

A diretora da Covisa, Salma Balista, afirmou que a participação das escolas aponta soluções novas e duradouras na forma de trabalhar com a questão da dengue. “As escolas conseguiram trabalhar de forma lúdica, agradável, divertida e provocar um resultado. Isto provoca um novo alento no nosso trabalho. Parabéns a todos e que os alunos possam ser vigilantes em casa, na escola, no bairro. É uma aposta que fazemos nesta geração”, disse.

A vice-diretora da escola, Dalva Brandão Garcia, agradeceu a oportunidade da participação da escola e avaliou como muito positivo o resultado da gincana. “Quero parabenizar alunos, professores e funcionários que se envolveram inclusive no mutirão de remoção de criadouros. Agora, vamos trabalhar para a multiplicação do tema”, disse.

Dalva informou que, nesta quarta-feira, dia 6, os alunos vão fazer uma passeata pelos arredores da escola vestidos com as camisetas que ganharam na premiação e distribuir para a população mãos confeccionadas de papel com a mensagem: “Dê uma mãozinha: vamos eliminar o mosquito da dengue”.

A escola Newton Pimenta Neves tem 2 mil alunos. Todos participaram da atividade. A escola ganhou um aparelho de DVD e um certificado. A equipe julgadora da gincana, formada por técnicos das cinco Vigilâncias em Saúde (Visas) do município, também recebeu certificado. A Escola Estadual Newton Pimenta Neves fica na avenida Suassuna, 16, no Jardim Aeroporto.

Campinas notificou 753 casos de dengue em Campinas em 2006, sendo 662 autóctones.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias