Campinas discute Saúde da População Idosa

12/12/2006

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas participa entre amanhã e sexta-feira, 13 e 15 de dezembro, do Seminário Macrorregional em Saúde da População Idosa – Sul/Sudeste, no Hotel Comodoro, em São Paulo. A pasta vai estar representada pelos médicos Rogério Araújo e Lígia Aparecida Neaime de Almeida, coordenadores das áreas técnicas da Saúde do Adulto e da Atenção Básica, respectivamente.

O evento tem como objetivo geral discutir estratégias de implantação das diretrizes do Pacto pela Vida, com ênfase para as ações “Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa” e “Caderno de Atenção Básica em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”.

Além disso, visa reconhecer o estágio atual de organização das ações da política de atenção à saúde do idoso nos estados e municípios participantes; apresentar e discutir as diretrizes operacionais do Pacto pela Vida, no que diz respeito à política da pessoa idosa; elaborar estratégias e metas de implantação das ações “Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa” e “Caderno de Atenção Básica em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”, para o biênio 2006-2007.

Campinas conta atualmente com uma população estimada em 101 mil habitantes com idade acima de 60 anos. Para estes cidadãos, a Secretaria de Saúde de Campinas desenvolve vários projetos com o objetivo de proporcionar melhoria na qualidade de vida.

“A expectativa de vida da população aumenta progressivamente com o passar dos anos e a qualidade de vida pretende acompanhar este envelhecimento de forma adequada e contemplativa. É com esta diretriz, de acordo Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, que estaremos em São Paulo para discutir as políticas a serem implementadas e/ou aperfeiçoadas no nosso município”, afirma o médico Rogério Araújo, coordenador da Saúde do Adulto em Campinas.

Segundo Rogério, Campinas já trabalha no programa municipal da Saúde do Adulto com várias diretrizes previstas na Política Nacional. “Uma das mais importantes ações desenvolvidas em Campinas e prevista na Política Nacional é a Internação Domiciliar, que é viabilizada por meio do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que trata e acompanha em casa pacientes que precisam de cuidados especiais, mas não necessariamente de internação em um hospital.

Caderneta.

Rogério informa ainda que Campinas já está trabalhando para implementar, a partir de janeiro, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, criada pelo Ministério dentro da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para identificar o quadro geral sobre a situação dos idosos em todo o país.

Inicialmente a caderneta será distribuída aos idosos cadastrados no Programa Saúde da Família (PSF). A caderneta será individual e reunirá informações sobre a saúde do portador como, por exemplo, o controle da pressão arterial, o peso e a glicemia (nível de glicose no sangue). O documento também servirá para avaliar os riscos de saúde de cada paciente.

Para os profissionais do SUS, a caderneta trará dados do paciente sobre ocorrência de quedas, internações, problemas de saúde, medicamentos usados no tratamento e alergias.

Denize Assis