Sarau cultural Festa e Arte marca aniversário do Tear das Artes

13/12/2006

O Centro de Convivência e Cooperação Tear das Artes, da Prefeitura de Campinas, promove na próxima sexta-feira, 1 5 de dezembro, o sarau cultural Festa e Arte para marcar seu aniversário de cinco anos. A programação do evento começa às 13h, na sede do Tear, e inclui apresentações artísticas, oficinas, festa e a inauguração da brinquedoteca Brinquedartes (confira abaixo). O Tear das Artes fica na rua Benedito Roberto Barbosa, 11, Parque Universitário, próximo ao Terminal Ouro Verde.

O Tear é um dispositivo da reforma psiquiátrica e integra a rede de atenção psicossocial da região sudoeste da cidade, constituída também pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Novo Tempo e David Capistrano. Mantido pela Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Campinas, o espaço foi criado para atender a uma reivindicação antiga da comunidade da região sudoeste, uma das mais populosas e carentes da cidade. Atualmente, recebe 1,5 mil pessoas por mês e tem conseguido ampliar o acesso principalmente aos adolescentes.

A unidade desenvolve alguns projetos em parceria com outras secretarias municipais. O Jovem.com, por exemplo, é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência junto com a Organização Não-Governamental CDI, que se responsabiliza pelo projeto de informática desenvolvido no Tear. Para 2007, o Centro de Convivência vai iniciar uma classe da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

“A festa de aniversário é um momento importante para nosso serviço, em que podemos comemorar uma aposta que foi correta. Nestes cinco anos, confirmamos o papel do Centro de Convivência como fundamental no processo de inclusão dos usuários da saúde mental. Com certeza, este é um dispositivo estratégico para garantir a eqüidade no atendimento e promover uma atenção em saúde mental baseada na autonomia e nos direitos dos pacientes. A festa é de todos”, diz a psicóloga Carolina Helena Moraes Sombini, coordenadora do Tear das Artes.

Segundo Carolina, o Tear das Artes atende a todas as faixas etárias e inclui em seus espaços atividades também para pessoas que cumprem pena alternativa, que necessitam de geração de rendas ou de reciclagem para o mercado de trabalho. O local conta com feira de artesanato e culinária, estúdio de gravação, programa de rádio, jornal, biblioteca e oferece várias opções de lazer.

Para participar do Tear das Artes, a única condição é que a pessoa possa colaborar de alguma forma com as atividades, já que todos os trabalhos são voluntários. O interessado só precisa se dirigir ao local e procurar um dos monitores para se informar sobre os horários disponíveis e sobre como colaborar. Os telefones do Centro são 3266-8006 e 3266-5656.

Saiba mais.

Os centros de convivência são dispositivos comunitários públicos articulados à rede de atenção extra-hospitalar em saúde mental, que têm como objetivo oferecer um espaço de convivência aos usuários dos serviços de saúde mental e comunidade através de atividades que promovam sociabilidade, produção e intervenção na cultura e na cidade.

As primeiras experiências de Centros de Convivência surgiram na cidade de São Paulo no final da década de 80. Em Campinas, a primeira unidade foi criada em 1997, sendo que atualmente a cidade conta com dez experiências de Centros de Convivência espalhadas por todas as regiões do município.

Todas são mantidas pela Prefeitura, mas contam com parcerias que incluem setor privado, terceiro setor e comunidade. Todos os espaços contam com verba do Sistema Único de Saúde (SUS) e a maioria deles tem na sua coordenação profissionais da área da saúde.

Denize Assis

Programação:

Sarau Cultural Festa e Arte:

13h – Abertura do Sarau Cultural

13h15 - Yoga

13h30 – Apresentação de artista do Estúdio Tear Musical (Samba);

13h45 – Apresentação de artista do Estúdio Tear Musical (Moda de Viola);

14h – Coral de crianças da Igreja do Nazareno;

14h15 – Coral do Caps Estação;

14h45 – Inauguração da Brinquedoteca “BRINQUEDARTES” e Parabéns ao TEAR;

15h15 – Apresentação de artista do Estúdio Tear Musical (Rap)

15h30 – Grupo de Hip-Hop do CEPROM

16h - Grupo de Dança do Caps Integração;

16h30 - Apresentação de artista do Estúdio Tear Musical (Rock)

16h45 - Grupo de música do Tear e convidados, incendiando o Baile do Tear!

18h – Encerramento com coral interativo de canções natalinas.

E mais:

- Feira de Natal - exposição e venda de artesanatos dos grupos do Tear e parceiros;

- Venda dos deliciosos pastéis e mini-pizzas produzidos pelo grupo “Mania por Recheio”;

- Produção coletiva de um varal artístico com trabalhos diversos;

- Pintura no rosto, desenho e poesia para as crianças na Brinquedoteca;

- Oficina de pintura – produção de uma tela coletiva (sala do Tear);

- Oficina de Grafite com Giovane e Jefferson.