Mais 50 mil pessoas vão ser beneficiadas na 4ª etapa do ‘Prefeitura em Ação’

13/12/2006

Mais de 50 mil pessoas vão ser beneficiadas durante a quarta etapa do ‘Prefeitura em Ação’ que acontece em 19 bairros da região Sul de Campinas e no Núcleo Paraíso de Viracopos, na região Sudoeste, entre amanhã e domingo, 14 e 17 de dezembro.

Para esta etapa da operação, a Administração Municipal vai disponibilizar 26 máquinas e caminhões e mobilizar mais de 150 pessoas para os trabalhos de campo que incluem capina; poda de mato; limpeza de terrenos, escolas e outras áreas públicas; terraplenagem; aterro de valas, fossas e áreas alagadas; remoção de resíduos; arruamento; remoção de moradia abandonada; e outros.

Também vão ser desencadeadas ações mais específicas do combate à dengue como limpeza e colocação de telas em caixas d´água, pesquisa sobre a infestação do mosquito Aedes aegypti, aplicação de larvicida biológico BTI, busca ativa de casos com sintomas da doença além de ações de comunicação, educação em saúde e mobilização social.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a área do Jardim São Domingos é considerada prioritária no combate à dengue. O local tem registrado transmissão contínua da doença nos últimos anos e apresenta infestação importante do mosquito Aedes aegypti. Os trabalhados das equipes da Saúde são contínuos e ininterruptos no local e têm sido aperfeiçoados e reforçados com estratégias como o ‘Prefeitura em Ação’.

Serviços essenciais.

O ‘Prefeitura em Ação’ desencadeia um conjunto de serviços essenciais e urgentes em áreas prioritárias durante pelo menos quatro dias seguidos e tem como um dos focos o combate à dengue. O objetivo é que problemas como inundações e risco de doenças, como dengue e leptospirose, e de outros agravos, como acidentes com animais peçonhentos, que se acentuam com a chegada do período de calor e chuvas, sejam minimizados.

Os trabalhos são intersetoriais e envolvem as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Infra-Estrutura, além da Sanasa e Defesa Civil, e conta com o apoio do Departamento de Comunicação (Decom) e da Câmara Municipal.

Esta é a quarta etapa do ‘Prefeitura em Ação’. As três anteriores aconteceram nas regiões Noroeste, no final de outubro; Sudoeste, nos dias 9, 10, 11 e 12 de novembro; e Norte, em 17, 18, 19 e 20 de novembro.

Mobilização Social.

O Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, afirma que, além da Prefeitura, que pode fazer a limpeza urbana e mobilizar equipes de saúde, a participação da população no combate à dengue é muito importante.

Segundo Francisco Saraiva, por melhor que seja o trabalho realizado pelo Poder Público, as ações não serão eficazes sem a colaboração da comunidade. E esta colaboração significa facilitar o acesso das equipes aos domicílios casas, acompanhar o trabalho, esclarecer dúvidas, verificar os pontos de risco dentro de casa e, principalmente, eliminar os criadouros no dia-a-dia.

“As medidas para evitar os focos de mosquito não são complicadas. Não precisa de tecnologia. O controle mecânico é muito eficaz. É retirar os pratos dos vasos de planta, verificar se a caixa d'água está bem tampada, se a calha está desobstruída, dispor corretamente garrafas, destinar de forma adequada os pneus, enfim eliminar e inviabilizar todo recipiente e local que possa acumular água porque é na água parada que o mosquito da dengue se prolifera. Manter terrenos e quintal limpos e destinar adequadamente o lixo também são medidas fundamentais”, afirma o secretário.

Campinas registrou, desde janeiro de 2006, 756 casos de dengue.

Denize Assis