SAMU Campinas encerra ano com recorde de atendimentos

20/12/2006

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192, da Secretaria de Saúde de Campinas, vai encerrar o ano de 2006 com o número recorde de 7 mil atendimentos por mês. Em 2006, a unidade realizou uma média de 5,5 mil atendimentos/mês, número que já havia sido superior aos anos passados.

Criado em junho de 96, o SAMU cobre hoje 100% da população de Campinas em situações de urgência e emergência. O serviço é um dos componentes da Política Nacional de Urgências, do Ministério da Saúde, e tem como um dos principais resultados a redução do número de mortes em acidentes graves e das seqüelas em conseqüência da falta do socorro precoce.

O SAMU 192 presta atendimento de urgência e emergência no local do acidente ou onde o cidadão com algum agravo de saúde se encontra e, se necessário, após estabilizar a vítima, transporta-a para um serviço médico. A unidade atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica.

O atendimento rápido evita uma série de complicações que o paciente geralmente apresenta pela falta de socorro e que, na maioria dos casos, leva à morte. “Salvamos vidas e atendemos a população com qualidade”, afirma o médico emergencista José Roberto Hansen, coordenador do SAMU 192 Campinas.

Segundo Hansen, o serviço conta com equipes de suporte básico (motoristas-socorristas, auxiliares e técnicos de enfermagem), capacitadas para atendimento das urgências com risco moderado de vida, e equipes de suporte avançado (motoristas, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem), para atendimento das urgências graves, que necessitam resposta imediata e intervenção mais complexa.

Atualmente a frota do SAMU 192 Campinas é composta por 11 ambulâncias de Suporte Básico de Vida e 3 UTIs ou Suporte Avançado de Vida.

O serviço é o Órgão Regulador Municipal de Urgência, responsável pelo controle de todos os atendimentos de urgência municipal, serviços de atendimento pré-hospitalar das autovias e serviços da rede municipal de saúde.

Além do benefício direto para quem precisa ser atendido às pressas, o serviço gerencia o Serviço de Atendimento a Pacientes Crônicos (SAEC) e realiza 2,5 mil transportes/mês de pacientes crônicos que, sem recursos próprios, carecem de ser transportados para serviços de hemodiálise, fisioterapia, radioterapia e quimioterapia. O telefone do SAEC é 0800-7710192.

O SAMU 192 possui um imenso banco de dados com informações sobre procedimentos médicos e serviços que os hospitais públicos podem oferecer à população. “A experiência internacional comprova que o serviço organiza a assistência à saúde e é capaz de realocar os pacientes para centros de tratamento mais adequados a cada caso”, afirma Hansen.

Segundo Hansen, o SAMU 192 atua como órgão regulador do sistema de urgência e encaminha pacientes de acordo com a necessidade para o hospital ou outro serviço de acordo com a situação. A unidade atua por meio de uma rede de logística que também indica ao paciente o centro de saúde mais próximo de sua casa e onde poderá encontrar a especialidade de que necessita.

O SAMU 192 também pode agir de forma muito importante em situações de calamidade pública. Nessas ocasiões, as equipes do programa não só aplicarão os primeiros socorros como poderão realizar a triagem de risco das vítimas, fazer o encaminhamento dos pacientes para a rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) e organizar os trabalhos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, polícia e voluntários. Possui uma estrutura própria com um veículo especial para catástrofes onde tem condições de atender até 50 vítimas de imediato.

Neste sentido, o serviço é acionado para acompanhar eventos que recebem grande número de pessoas como os esportivos, em estádios ou em locais abertos, e sociais, como shows, entre outros. As equipes permanecem no local do acontecimento com profissionais preparados para acidentes inclusive com múltiplas vítimas.

O trabalho do SAMU 192 também permite a adoção de ações intersetoriais. Por exemplo, se em uma esquina ocorre um grande número de atropelamentos, o SAMU 192 identifica a necessidade de medidas de educação para o trânsito, melhoria de sinalização e fiscalização.

Em outra frente, a ação do SAMU 192 permite ampliar a identificação de doadores potenciais de órgãos para transplantes, melhorar a notificação de acidentes de trabalho e violências contra mulheres, crianças e idosos. Se aumentar a ocorrência de uma determinada doença transmissível, como a meningite, a Central SAMU 192 também faz a notificação às autoridades sanitárias precocemente, o que possibilita a adoção de medidas preventivas.

Como usar o serviço

Para acionar o SAMU, basta um telefonema gratuito para o número 192. Os pedidos de socorro são atendidos nas Centrais de Regulação Médica de Urgência, que funcionam 24 horas por dia sempre com a presença de um médico. No momento da solicitação, o cidadão deve informar ao atendente o endereço e o motivo do chamado. A partir das informações, o médico de plantão avalia a necessidade de cada pedido e dará a melhor resposta para cada caso, que pode ser uma orientação ou o envio de uma ambulância ao local.

O que muita gente não sabe é em quais situações pode solicitar o serviço. Os plantonistas do SAMU registram casos freqüentes de pessoas em busca de consultas médicas pelo telefone ou de conselhos sobre que medicação tomar. “Nossa função não inclui passar nomes de medicamentos a ninguém, pelo telefone. Em caso de urgência, mandamos uma ambulância para o local e, caso o problema não necessite de remoção hospitalar, prestamos o primeiro atendimento e orientamos o paciente a buscar um centro de saúde mais próximo para uma consulta médica”, esclarece Hansen.

Mas como saber se o problema precisa de atendimento urgente ou de emergência? A urgência é aquela em que o médico dispõe de algumas horas para agir. A situação se relaciona a problemas de fratura e a alguns tipos de dor. Os agravos com risco de morte são classificados como procedimentos de emergência. O SAMU atende os dois casos.

Referência

O SAMU Campinas é referência nacional e internacional, inclusive no atendimento em urgência psiquiátrica. A unidade atua hoje de forma descentralizada com base junto às bases da Guarda Municipal no Jardim Florence 1, região noroeste, Dic 6, região sudoeste, Taquaral, região leste, e no Centro Integrado de Monitoramento de Campinas, no Centro da cidade.

Também integra a Rede Integrada de Emergência (Rinem), que atua em situações de grandes emergências, em empresas de grande porte e em situações dentro da cidade. A Rinem é composta também pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, concessionárias de rodovias, hospitais e outros serviços que atuam com a rede de segurança pública.

SAMU 192 em números.

Até hoje, o Ministério da Saúde implantou 110 unidades do serviço, em 897 municípios brasileiros. São 90,9 milhões de brasileiros atendidos pelo SAMU 192 no Brasil.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias