Identidade e Casa Guadalupana levam "Cine Travesti" ao Museu da Imagem e do Som de Campinas com "Lisbela e o Prisioneiro"

20/12/2006

Organizações não-governamentais são parceiras do Programa Municipal de DST/Aids
da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campinas

A sessão de estréia do "Cine Travesti" foi realizada na tarde desta quarta-feira (20/12/2006) na sala de projeção do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, localizado no Palácio dos Azulejos.

Dezesseis pessoas assistiram ao filme "Lisbela e o Prisioneiro", cuja exibição iniciou às 15h. Nem as pancadas de chuva que caíram durante a tarde impediram o público de participar do primeiro evento do projeto.

Trata-se de uma iniciativa do Grupo Identidade, organização não-governamental que atua na defesa da cidadania de lésbicas, gays, travestis, transexuais e bissexuais (lgtb) e da Casa Guadalupana (Instituição Padre Aroldo), ong que atua junto às populações marginalizadas.

As duas organizações atuam em parceria com o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas em projetos de prevenção junto às populações mais vulneráveis ao hiv.

O projeto, segundo Tiago Duque, um dos idealizadores do evento, visa criar espaços e momentos de convivência entre educadores das organizações envolvidas e a população lgtb, especialmente as travestis.

"É importante que parcerias entre organizações não-governamentais e organizações governamentais sejam construídas para estabelecermos projetos como este do Cine Travesti", afirma.

Segundo ele, o projeto deve ter continuidade em 2007. As próximas sessões devem acontecer pelo menos uma vez ao mês.

O espaço é o mesmo que foi utilizado a parceria do MIS com o Programa Municipal DST/Aids de Campinas e a ong Pela Vidda, de São Paulo, para realização da 1ª Cinema Mostra Aids Campinas, realizada em outubro.

"Fiquei sabendo da exibição do filme através de minha irmã que é travesti, então resolvi vir assistir esse filme no telão", disse a dona-de-casa Claudirene Souza Silva, 27, que trouxe com ela a filha, Larissa, de nove anos. "A gente se divertir muito com o filme", disse a dona-de-casa, irmã da travesti Jocasta Martins.

Nesta produção, uma comédia romântica de Guel Arraes, lançada em 2003, Lisbela (Débora Falabella) é uma moça que adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste.

Leléu (Selton Mello) é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade de Lisbela. Após se conhecerem eles logo se apaixonam, mas há um problema: Lisbela está noiva.

Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador (Marco Nanini) que está atrás de Leléu, devido a ele ter se envolvido com sua esposa (Virginia Cavendish).

Mais informações à Imprensa: (19) 8115 – 4856, com Eli Fernandes.