Auto de Natal reúne mais de 100 no CR DST/Aids de Campinas e emociona público de usuários e familiares, trabalhadores e parceiros

22/12/2006

Espetáculo foi apresentado no Espaço de Convivência
do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura

Pelo menos 100 pessoas, entre usuários e seus familiares, parceiros e trabalhadores do Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas, assistiram, na tarde desta quinta-feira, 21/12/2006, o Auto de Natal "Nascimento de Jesus, Rei de Israel".

A apresentação foi realizada no próprio Centro de Referência, à rua Regente Feijó, 637, Centro. O palco foi montado no Espaço de Convivência da unidade de saúde e a preparação para a peça foi organizada desde outubro, através do esforço coletivo dos trabalhadores, usuários e parceiros do Programa DST/Aids de Campinas.

"Sempre gostei de ser artista, sempre tive interesse de participar e surgiu esta oportunidade, então eu vim como travesti e achei que seria difícil mas eu consegui fazer o papel de Maria. Pra mim foi muito gratificante", disse a travesti L., usuária do Centro de Referência e moradora da Casa de Apoio Grupo da Amizade. "Ser travesti interpretando Maria foi difícil pois eu achei que o público não ia encarar e ia me questionar. Espero que as pessoas tenham gostado", completa.

A peça foi dividida em atos que demonstram desde o momento em que Maria recebe a mensagem do Anjo Gabriel de que será mãe do menino Jesus, sua peregrinação para dar à luz, ao lado de José, a busca dos Reis Magos pelo "Rei de Israel", a revolta de Herodes diante que vê seu poder em risco e a contemplação da cena do nascimento representada ao longo há anos através dos presépios.

Cerca de 20 pessoas trabalharam diretamente com o espetáculo, incluindo os atores amadores, a maioria de pessoas vivendo com hiv/aids e que encontram-se em tratamento no Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas. A atividade está ligada a um conjunto de ações que visam a qualidade de vida das pessoas que vivem com hiv/aids.

O Centro de Referência, além do tratamento, realiza aconselhamento e testes de hiv e sífilis e ações de educação e comunicação social para prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, ao hiv e à aids. O Centro de Referência DST/Aids de Campinas funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 7h às 20h e o telefone é o (19) 3234 – 5000.

Mais informações à Imprensa: (19) 8115 – 4856, com Eli Fernandes