Saúde recolhe pneus em ação de combate à dengue

28/12/2006

A Secretaria Municipal de Saúde vai recolher pneus inservíveis nesta sexta-feira, dia 29 de dezembro, e na próxima sexta-feira, dia 5 de janeiro, em 21 pontos dos bairros Jardim São Domingos, Campo Belo, Fernanda, Carvalho de Moura, Parque Oziel, Monte Cristo e Nova América, na região sul de Campinas. A operação, coordenada pela Vigilância em Saúde (Visa) Sul com apoio de agentes comunitários de saúde, integra os trabalhos de prevenção e controle da dengue no município.

Segundo o supervisor de controle ambiental da Visa Sul, Daniel Dela Libera Rodrigues, foram mapeadas borracharias e outros locais que acumulam pneus inservíveis em grande quantidade e um caminhão vai passar nos endereços para recolher o material. Daniel afirma que é importante que o pneu tenha destinação ambientalmente adequada para que não gere riscos à saúde pública.

“Quando exposto no meio ambiente, o pneu pode acumular água, o que facilita a proliferação do Aedes aegypti, vetor da dengue. Além disso, se jogado nos córregos, é poluente e impede o fluxo da água o que gera enchentes. Quando queimado – prática comum entre a nossa população -, é extremamente poluidor porque gera fumaça tóxica em grande quantidade e causa doenças respiratórias”, diz.

O supervisor informa que a queima de pneus ou de qualquer outro resíduo nas ruas e em terrenos dentro da cidade é crime ambiental e é proibido por leis municipal e federal.

Segundo Daniel, a indústria está obrigada por lei a dar destinação ambientalmente adequada aos pneus inservíveis numa quantidade igual à que produz. Apesar disto, estas empresas não coletam unidades geradas em pequenas borracharias e domicílios.

Daniel informa ainda que pneus não podem ser dispostos no aterro sanitário, nem entregues à coleta de lixo domiciliar. “Isto provoca o descarte inadequado por parte da rede de pequenos geradores de pneus inservíveis, que utiliza depósitos clandestinos ou joga o material em córregos e áreas desabitadas”, afirma.

De acordo com o supervisor, borracheiros e transportadores podem solicitar à Vigilância em Saúde Municipal autorização para levar pneus para um depósito do Departamento de Limpeza Urbana (DLU). No caso de residências, a pessoa pode se orientar com o agente comunitário de saúde sobre como proceder para o descarte adequado.

Além de recolher e destinar adequadamente os pneus, a Visa Sul vai aproveitar a operação para promover ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social, durante as quais vai propagar as informações contidas nesta matéria. Campinas registrou este ano 758 casos de dengue. Deste total, 160 são da região sul da cidade.

Denize Assis