Programa Municipal de DST/Aids de Campinas inaugura nesta segunda, dia 3 de dezembro, novo Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV

03/12/2007

Autor: Eli Fernandes

Unidade funcionará às segundas-feiras junto ao Complexo de Saúde Ouro Verde, à avenida Rui Rodrigues, 3434, próximo ao terminal de Ouro Verde

Com objetivo de ampliar a oferta de testagem para HIV e sífilis e incentivar mudanças de hábitos e atitudes para prevenção à aids e outras doenças de transmissão sexual, o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas inaugura nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro de 2007, às 15h, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Ouro Verde.

A implantação do serviço é feita em conjunto com o Complexo de Saúde Ouro Verde, que integra a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) Campinas. Trata-se de uma diretriz definida coletivamente no Plano de Ações e Metas (PAM) vigente do PMDST/Aids. Os CTAs existem em todo o Brasil e destacam-se pela qualidade, agilidade e resolutividade dos serviços prestados, bem como a discrição. As pessoas que fizerem teste no CTA têm garantido o direito ao sigilo com relação ao resultado do teste e ainda têm a possibilidade de anonimato.

Se o resultado do teste for positivo a pessoa é encaminhada aos serviços de atendimento público especializados. E neste caso, os CTAs também favorecem a adesão ao tratamento, bem como, oferece suporte emocional aos usuários. Antes de realizar o exame a pessoa tem assegurado seu direito de receber as informações necessárias através do processo de aconselhamento.

O CTA Ouro Verde está aberto a todos os que desejam saber mais sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids e funcionará das 13h às 17h, todas as segunda-feiras. Os resultados dos exames de HIV e sífilis são entregues no prazo de 15 dias. As pessoas que participarem do aconselhamento podem se cadastrar para a retirada mensal de preservativos na unidade. Mais informações sobre o CTA e sobre o aconselhamento e teste de HIV e sífilis no CTA/Ouro Verde podem ser obtidas pelo telefone (19) 3226 – 7475, sempre às segundas-feiras, das 13h às 17h.