Prefeitura inaugura nova sede do Centro de Saúde de Joaquim Egídio

14/12/2007

Autor: Denize Assis

O Prefeito Hélio de Oliveira Santos e o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, inauguraram nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro, a nova sede do Centro de Saúde (CS) Joaquim Egídio, que passou a se chamar CS José Ignácio Júnior, em homenagem ao professor que nasceu e foi criado em Joaquim Egídio e se destacou por inúmeros trabalhos em prol daquela comunidade.

A Prefeitura investiu R$ 560 mil reais na construção da nova unidade, que trata-se de uma antiga reivindicação dos usuários, servidores e gestores da rede pública municipal de saúde. A obra também é uma demanda do Orçamento Participativo (OP). Até então, a unidade funcionava numa casa pequena, inadequada para a demanda. A partir de agora, o novo endereço do serviço passa a ser avenida Heitor Penteado, 1.225.

Durante a inauguração, o secretário de Saúde cumprimentou os usuários e a equipe do CS pela conquista e informou estar emocionado e orgulhoso por inaugurar a sede definitiva da unidade. “O espaço é maior, mais adequado, bonito e foi planejado para ser um centro de saúde. Entregamos esta unidade com a missão de desenvolver um grande trabalho numa localidade que concentra população rural, idosos e que trata-se de uma comunidade muito organizada. Gostaria de agradecer o empenho de todos e do prefeito. A expectativa é que as ações e projetos desenvolvidos aqui sirvam como pilotos para o restante do município”, disse.

O novo centro de saúde tem 600 metros quadrados divididos em recepção, banheiros inclusive para portadores de necessidades especiais, consultórios de clínica, pediatria e ginecologia, salas de vacina, urgência e observação, curativos e procedimentos, enfermagem (para acolhimento), inalação, odontologia, esterilização e expurgo, farmácia, almoxarifado, cozinha, salas de administração e de reuniões, banheiros para funcionários, masculino e feminino. Também conta com mobiliários e equipamentos novos.

Segundo dr. Hélio, o CS de Joaquim Egídio tem duas importantes características: população idosa, com crescimento populacional estável, e população predominantemente rural. Por isto, trabalha com as diretrizes de desenvolver ações que ampliem esta longevidade, com qualidade de vida, e que atendam as famílias rurais com ações em campo, desenvolvidas com a participação importante dos agentes comunitários de saúde por meio de atividades descentralizadas.

“Este centro de saúde está sendo inaugurado com a responsabilidade de garantir a saúde física, mental e social desta comunidade. Além disso, tem o desafio de se superar, no sentido de promover projetos e programas que sirvam de espelho para o restante do município, do Estado e do País. Me sinto orgulhoso de estar aqui para inaugurar instalação mais ampla e adequada para todos”, disse.

Dr. Hélio fez questão de ressaltar a importância do professor José Ignácio Júnior, que dá nome à unidade. O prefeito lembrou a origem do professor, que é filho de imigrantes sírios – da região de Trípoli – que chagaram ao Brasil no século passado. Ignácio Júnior nasceu e viveu em Joaquim Egídio, estudou e foi professor do Colégio Liceu Salesiano, tendo permanecido nesta escola por quase 40 anos.

“A origem e o vínculo de Ignácio Júnior com a Escola Salesiana mostram sua ligação com o próximo, como bom cristão que era. Agradeço à sua família por ter cedido seu nome a esta unidade”, disse.

Gabriel Ignácio Ramos, neto de Ignácio Júnior, agradeceu, durante a cerimônia de inauguração, a homenagem ao avô e destacou a atuação dele nas áreas de educação, esportes, religião e saúde. “Toda comunidade de Joaquim Egídio está muito feliz”, disse.

O CS de Joaquim Egídio é responsável por uma população de cerca de 3 mil pessoas, sendo entre 80% e 90% SUS dependentes. O território de responsabilidade da unidade é de 100 quilômetros quadrados, sendo 2/3 de área rural. Conta com uma equipe de saúde da família ampliada, com quatro médicos, sendo 1 generalista, 1 clínico, 1 ginecologista e 1 pediatra; 2 dentistas e 1 auxiliar de consultório dentário; 1 enfermeira, 5 auxiliares de enfermagem; 3 agentes comunitários de saúde; 1 técnico de farmácia; 1 recepcionista e pessoal administrativo.

Para a médica Luciana Bragotto, coordenadora do CS, a nova unidade garante a ampliação e a qualidade do atendimento. “Esta nova sede significa um ganho extremo para a equipe e a comunidade”, afirmou.

A agente comunitária de saúde Érica de Almeida, que atua em Joaquim Egídio há sete anos, disse que o novo prédio proporciona melhores condições de trabalho a toda equipe e, conseqüentemente, qualifica o atendimento. “É um espaço adequado e bonito. Mesmo para o trabalho dos agentes, que ficam mais nas ruas, a nova sede vai propiciar melhor organização, espaço para os grupos e outras vantagens”, afirmou.

A população também esteve presente, por meio de representantes do Conselho Municipal de Saúde e dos próprios usuários, na inauguração. Uma das participantes da cerimônia foi a dona de casa Mercedes Machado Simandon, de 78 anos. “Fiquei encantada com o novo centro de saúde. Moro aqui há 40 anos. Eu e meu marido sempre usamos a unidade, que antes era pequena. Agora o ligar ficou bonito, grande, tem conforto. Sem dúvida, é uma conquista”, disse.

Outros investimentos. Desde 2005, a Secretaria de Saúde já inaugurou dois novos centros de saúde – Cássio Raposo do Amaral, na região norte, e Santo Antônio, na sudoeste. Além disso, foram inaugurados o Pronto-Socorro Centro, o novo Pronto-Socorro Infantil do Hospital Mário Gatti, a Farmácia Popular, o Caps AD Independência, o Centro de Testagem e Aconselhamento Ouro Verde e o novo Centro de Saúde da Vila 31 de Março, que passou a ser CS Igor Del Guércio.

Também foram reformados e ampliados o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), São Cristóvão, Paranapanema, Dic 1, Eulina, Conceição, Valença e União de Bairros. O Caps Estação ganhou uma nova sede, mais ampla. Outros seis Centros de Saúde e o Samu/192 também estão passando por reformas. Serão construídos mais oito centros de saúde, o Centro de Referência da Mulher e o ambulatório de especialidades do Mário Gatti. Será inaugurado o Centro de referência do Idoso.

Ainda estão sendo construídos o Hospital Ouro Verde, na região sudoeste, que vai beneficiar cerca de 300 mil habitantes, e Pronto-Socorro do Campo Grande, região noroeste, que vai atender 200 mil.

A recuperação e ampliação da infra-estrutura da rede, segundo o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, integra a série de medidas para a melhoria da atenção à saúde da população no município e atende a antigas reivindicações dos gestores, servidores da saúde e da população de Campinas.

“Os investimentos, da ordem de mais de R$ 70 milhões, atingem não somente a rede básica, composta pelos centros de saúde, mas principalmente o sistema de urgência e a atenção médico-hospitalar”, informou Saraiva.

De acordo com o secretário, a recuperação da infra-estrutura da rede está sendo feita levando em conta também a desigualdade regional, já que o atual governo passou a investir principalmente nas regiões Sudoeste e Noroeste com o objetivo de garantir a eqüidade no município.

Volta ao índice de notícias