Distrito Norte apresenta experiências exitosas dos centros de saúde em 2007

20/12/2007

Autores: Denize Assis e Fátima Solange

O Distrito de Saúde Norte mobilizou na noite da última terça-feira, dia 18 de dezembro, gestores, profissionais de saúde e conselheiros das unidades básicas – Centros de Saúde (CSs) e Módulos de Saúde da Família - da sua abrangência para apresentar experiências transformadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) na região norte de Campinas e avanços em 2007.

O Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, também esteve presente ao evento, que ocorreu no Auditório do Sindicato dos Médicos e reuniu cerca de 60 pessoas.

Representantes dos 10 Centros de Saúde daquela região apresentaram trabalhos relacionados aos mais diversos temas como: dengue, febre maculosa, tabagismo, saúde mental, hipertensão e diabetes, saúde bucal, saúde da mulher, saúde da criança e do adolescente, ações de prevenção às violências, entre outros.

As unidades que passaram por obras de reforma e/ou ampliação relataram mudanças ocorridas e a relação entre as melhorias das condições de infra-estrutura e a ampliação e qualificação do atendimento. Foi o caso do CS Eulina, que mostrou como era a unidade antes e a transformação depois da reforma na qual foram investidos cerca de R$ 100 mil, e do CS Santa Bárbara, que passou por adequações na recepção e sala de acolhimento.

A Vigilância em Saúde (Visa) Norte relatou trabalhos desenvolvidos para o controle dos surtos de febre maculosa (no Jardim Eulina), varicela, caxumba, meningite (no São Marcos), infecção hospitalar no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, combate a dengue e outros.

A enfermeira sanitarista Celi Vendramini Regatieri Munhoz, coordenadora da Visa Norte, ressaltou as ações para o controle do surto de meningite na Vila Esperança, no Centro de Saúde São Marcos, e destacou a importância do trabalho conjunto entre Visa e Distrito de Saúde Norte, Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Centros de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde para a interrupção da transmissão da doença.

O CS Santa Bárbara apresentou uma peça de teatro de fantoches sobre dengue. O CS São Marcos apresentou resultados que mostram a redução na mortalidade e no número de internações de crianças. O CS Aurélia citou a queda verificada na mortalidade das doenças cardiovasculares.

A coordenação do CS Cássio Raposo do Amaral, inaugurado nesta gestão, citou a construção de suas políticas de saúde, conforme diretrizes da Secretaria de Saúde, e o projeto desenvolvido na Vila Olímpia, onde para cada família está previsto um projeto terapêutico. A parceria da comunidade – controle social – e o Governo Itinerante, que foi um grande disparador de ações educativas no local, foram destacados pela coordenadora Maria Rita de Oliveira.

O CS Boa Vista relatou, por meio da agente comunitária Luciana Oliveira dos Santos, a ampliação do Centro de Convivência, que desenvolve grupos terapêuticos, promove passeios e ensina trabalhos manuais para pacientes de saúde mental, e o projeto para mulheres que fazem sexo com mulher (MSM).

Também foi ressaltada a importância do curso de capacitação de conselheiros de saúde, no segundo semestre de 2007.

Mas o resultado de maior impacto e que foi consenso entre todas as unidades pela melhoria do acolhimento e da dispensação de medicamentos refere-se à implantação da recepção ativa, com recepcionistas capacitadas para esta função, e do sistema de Dispensação Individualizada de Medicamentos (DIM), um sistema informatizado com capacidade de gerenciar a distribuição de medicamentos em toda rede pública municipal de saúde.

“Informatizar também é humanizar. O medicamento dispensado de forma adequada melhora a qualidade de vida e a saúde da nossa população”, disse José Francisco Saraiva. Além disso, em relação à recepção ativa, ele afirmou que a melhora no acolhimento é o que faz a grande diferença.

Para encerrar o evento, foi oferecido um lanche e houve uma apresentação de número musical com participação do coordenador do Distrito de Saúde Norte, Edson Martins da Silveira, e do funcionário Ronaldo dos Santos.