Campinas intensifica vacinação contra a rubéola

05/12/2008

Autor: Denize Assis

Objetivo é atingir, nos últimos 10 dias de campanha, os 40 mil moradores da cidade ainda não imunizados. Estratégia inclui visitas casa a casa, manutenção de postos de vacinas em locais de grande concentração de pessoas e mobilização em toda cidade nos dias 13 e 14 de dezembro

De norte a sul de Campinas, a Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar nos próximos 10 dias as atividades da 2ª fase da Campanha de Vacinação para Eliminação da Rubéola, que será encerrada dia 14 de dezembro.

A intensificação, definida na última terça-feira, dia 2 de dezembro, em reunião com equipes de todas as Vigilâncias em Saúde distritais, inclui busca ativa de todas as pessoas não imunizadas; vacinação de casa em casa e nos locais de grande concentração de pessoas como shoppings, hipermercados, praças públicas, aeroporto, e outros; e uma grande mobilização no final de semana dos dias 13 e 14 de dezembro, com postos de vacinação espalhados por toda cidade.

A Campanha começou dia 9 de agosto e estava prevista para durar cinco semanas. Neste período, segundo o dado administrativo – quando o profissional anota na planilha sem perguntar onde o cidadão mora -, foram vacinadas 96,6% pessoas entre 20 e 39 anos no município.

A população total nesta faixa etária em Campinas é de 370.780 homens e mulheres. A meta é vacinar 95%. No entanto, numa pesquisa de campo realizada pela Vigilância em Saúde, ficou constatado que a campanha atingiu 87,3%.

“Embora o resultado seja expressivo - nós vacinamos, segundo o dado em campo, mais de 232 mil -, para atingir a meta faltam mais de 40 mil cidadãos. O desafio agora é atingir as pessoas que ainda não tomaram a dose que são aquelas que têm algum nível de resistência. Por isso, a Secretaria de Saúde novamente chama a atenção para que os campineiros possam se dispor a participar. Precisamos da adesão de todos porque a campanha tem um objetivo muito grande que é eliminar a rubéola da nossa cidade, do nosso País, do continente”, diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Entre as estratégias já definidas, na região leste, ocorre vacinação dia 7 de dezembro na Praça Beira Rio, em Sousas, na feira Vila das Artes, das 12h às 16h. Na norte, até dia 9 (com exceção dos dias 6,7 e 8), das 17h às 21h, acontece vacinação no Supermercado Dalben. Amanhã, dia 4, também será disponibilizado posto de vacinas na Padaria Panieri, no Parque Santa Bárbara.

Nas regiões sudoeste e sul, até dias 13 e 14, será promovida vacinação em supermercados, escolas, postos de gasolina, terminais de ônibus, igrejas, campos de futebol, academias, comércios, feiras e outros.

Além disso, a vacinação está mantida em todos os centros de saúde da cidade. A dose é gratuita. Para mais informações sobre locais de vacinação, o cidadão pode telefonar no número 156, da Prefeitura.

Foco. Os homens são o principal alvo da campanha. Foram eles os responsáveis por mais de seis mil dos 8.684 casos confirmados no Brasil em 2007. Apesar do foco no sexo masculino, a vacinação das mulheres é essencial para eliminar a circulação do vírus.

Ao se vacinar, homens e mulheres ficam protegidos, eliminando a circulação do vírus do meio ambiente. Em mulheres grávidas, a rubéola causa a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), que provoca malformação congênita e pode levar à cegueira, surdez, retardo mental ou problemas cardíacos dos bebês.

Mobilização. Essa é a maior mobilização já realizada em todo o mundo com o objetivo de imunizar adolescentes e adultos – cerca de 70 milhões de pessoas em todo Brasil. Devem se vacinar homens e mulheres entre 20 e 39 anos com Dupla Viral, contra sarampo e rubéola.