Samu/192 de Campinas vai receber três motolâncias

10/12/2008

Autor: Denize Assis

O Samu/192 de Campinas vai receber, até o final deste mês, três ‘motolâncias’ - motocicletas equipadas com desfibrilador, oxigênio portátil, material de imobilização e mochila de suporte básico. O município será um dos primeiros no País, junto com Recife, Brasília e Goiânia, e o primeiro no interior de São Paulo a contar com a novidade.

O anúncio foi feito nesta terça-feira, 9 de dezembro, em Brasília, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante cerimônia da qual participaram o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, e o coordenador do Samu/192 Campinas, José Roberto Hansen.

Na ocasião, o ministro da Saúde entregou 51 unidades de um total de 400 que devem ser destinadas aos municípios brasileiros que são sede de regiões metropolitanas, onde o trânsito é difícil.

“Trata-se de um grande avanço. Com isso, o Samu vai aumentar a capacidade de resposta de urgência e emergência já que, diante de um acidente, uma emergência, a motolância chega mais rápido ao local e torna o atendimento mais eficaz, mais resolutivo. São três, cinco minutos de atendimento por um profissional de saúde, até a chegada da ambulância, que podem fazer toda a diferença”, disse José Francisco Saraiva.

De acordo com José Roberto Hansen estes três a cinco minutos representam muito na sobrevida do paciente. “Sem dúvida é um avanço importante em todo atendimento de urgência, onde o tempo faz toda diferença. E, além de tornar-se mais rápido, o atendimento será qualificado já que o profissional de saúde que vai chegar primeiro ao local pode informar a Central de Regulação da real situação para que possam ser encaminhar recursos adequados, além de organizar a situação e estabilizar a vítima ou as vítimas”, afirma Hansen.

O coordenador informa que as motolâncias serão conduzidas por técnicos de enfermagem, capacitados para atendimentos em urgência, que serão preparados pela Polícia Rodoviária Federal para técnicas de pilotagem de moto.

Mais sobre o Samu. O Samu/192 Campinas opera com 15 viaturas diariamente, sendo 12 de suporte básico e três de suporte avançado, e uma central de regulação para atender à população de aproximadamente 1,2 milhões de habitantes do município. O serviço está integrado à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp) e atua descentralizado em bases instaladas no Centro, Taquaral, Dic I e Florence. A meta é ampliar a descentralização para outros pontos estratégicos do município.

O Samu/192 tem como finalidade reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. Atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica da população.

A equipe do Samu/192 é treinada para atender situações de múltiplas vítimas e realiza trabalho preventivo na questão de grandes acidentes em eventos. Além disso, em Campinas, conta com psiquiatras de plantão 24 horas e dispõe de uma viatura exclusiva para atendimento psiquiátrico.

O serviço presta assistência com suporte avançado com um tempo-resposta de no máximo 13 minutos para os casos mais distantes. O tempo-resposta consiste no intervalo entre o chamado e a assistência aos casos mais graves e com risco de morte. Com as viaturas de suporte básico a média de tempo-resposta é de 30 minutos. O serviço atende a uma média de 6,5 mil casos por mês e recebe uma ligação a cada 4 minutos. São 150 saídas por dia, 25 de UTIs, 10 atendimentos por hora.

Para acionar o Samu/192, basta o cidadão discar o número 192.