Prefeitura Municipal e Puc-Campinas inauguram novas instalações do CS Integração

29/12/2008

Autor: Denize Assis e Jorge Massarolo

O secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, representando o prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos inaugurou nesta segunda-feira, 22, as novas instalações do Centro de Saúde (CS) Integração, responsável pelo atendimento de cerca de 30 mil pessoas na região Noroeste de Campinas.

As adequações na infra-estrutura da unidade, viabilizadas por meio da parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), resultaram na criação de novos consultórios e sala de estudos, além de nova pintura em todo o prédio e melhorias na recepção.

Além disso, a reforma proporciona melhores condições de trabalho para a equipe e para os alunos que utilizam a unidade para estágio – estudantes dos cursos de psicologia, terapia ocupacional, enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, farmácia, medicina e das especialidades de cardiologia e endocrinologia da Puc-Campinas.

O investimento foi de R$ 180 mil e os recursos são do Pró-Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Ministérios da Saúde e da Educação.

"O Centro de Saúde mostra exatamente a integração entre a Universidade e o serviço público, que resulta na melhor prestação de serviço à população", disse Saraiva. O evento contou também com a participação do diretor do Departamento de Saúde Pedro Humberto Scavariello, do diretor-adjunto do Centro de Ciências da Vida, José Gonzaga Teixeira de Camargo, que representou o reitor da Puc-Campinas Wilson Denadai, além de vereadores e profissionais de saúde.

Para a coordenadora do CS Integração, Andreia Marcelino Nobre Ribeiro, a readequação é importante, já que a unidade atende mais de 200 pessoas por dia. "Todas estas mudanças facilitam o nosso trabalho e como conseqüência, melhora o atendimento aos nossos usuários", ressaltou.

O que mudou

O CS Integração existe há 16 anos e está instalado na Rua Zocca, 161, Vila Castelo Branco. Os investimentos do Pró-Saúde permitiram a adequação interna da área física, que agora conta com mais três consultórios e um banheiro feminino para funcionários. Também houve melhorias na recepção e na sala de espera para coleta de exames. O prédio ainda ganhou pintura total.

A equipe

O CS Integração conta com três equipes de saúde da família. Por dia, pelo menos 200 pessoas buscam a unidade para consultas médicas e de enfermagem, curativos, vacinas, agendamento de consultas e outros procedimentos, além de retirada de medicamentos, ações de prevenção e controle de doenças crônico-degenerativas e atividades de educação em saúde entre outras. Também são realizadas visitas domiciliares.

O CS trabalha com recepção ativa e possui uma farmácia informatizada. Também são constituídos grupos terapêuticos: crianças, gestantes, idosos, jovens, saúde mental entre outros, e ações de saúde coletiva. Possui Conselho Local de Saúde atuante, que reúne-se todas as segundas segundas-feiras do mês, às 17h na sede do CS. As reuniões são abertas à comunidade. O CS funciona das 7h às 21h, de segunda-feira a sexta-feira. Os telefones da unidade são 3229-9868 ou 3268-1292.

Pró-Saúde

Lançado em 03 de novembro de 2005, por meio da Portaria Interministerial do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, o Pró-Saúde visa a aproximação entre a formação de graduação no País e as necessidades da atenção básica, que se traduzem pela estratégia de saúde da família.

Além do CS Integração, o CS Ipaussurama já foi readequado por meio do Pró-Saúde. Para 2009 está prevista a readequação do CS Floresta e para 2010 do CS Dr. Pedro de Aquino (Balão Laranja).

O Pró-Saúde é um projeto para três anos em Campinas. Para cada uma das unidades que foram ou serão adequadas foram ou serão destinados R$ 170 mil e 230 mil. O Pró-Saúde vai destinar R$ 100 milhões para 90 escolas em todo País. As 90 instituições foram selecionadas entre mais de 300.